Saúde oral e gravidez

Durante a gravidez, a mulher sofre um aumento dos níveis hormonais, o que influencia a forma como as gengivas reagem à placa bacteriana. Isto pode levar à inflamação das gengivas, com inchaço e sangramento (gengivite), ou à forma mais grave de doença gengival, conhecida como periodontite.

A associação entre as doenças periodontais e as complicações da gravidez foram demonstradas. Uma grávida com má saúde gengival pode apresentar um risco maior de sofrer de:
– Pré-eclâmpsia;
– Dar à luz prematuramente;
– Dar à luz uma criança com baixo peso.

Por outro lado, o tratamento profissional das doenças periodontais (gengivite e periodontite) demonstrou ser seguro quando realizado em grávidas e eficiente na redução da inflamação gengival e na manutenção da saúde periodontal durante a gravidez.

Quando devo tratar as doenças das gengivas?

O ideal seria diagnosticar e tratar as doenças periodontais antes de engravidar. No entanto, o tratamento é seguro durante a gravidez.

Além disso, sugere-se que o diagnóstico e tratamento desta doença inflamatória possa ser mais eficaz na redução do risco de resultados adversos da gravidez, se estes ocorrerem antes da conceção.

Quais os sintomas a que devo estar atenta?

Durante a gravidez, as mulheres devem ter conhecimento dos sinais da doença e realizar uma autoavaliação para procurar alterações na forma da gengiva, ou a presença de sangramento gengival.

Outros sinais ou sintomas frequentes – como dor durante a mastigação, mau hálito, retração das gengivas ou mobilidade dentária – devem alertar para a necessidade de procurar um profissional de saúde oral.

Como podemos prevenir?

Mesmo na ausência de qualquer sinal de doença, as grávidas devem procurar uma consulta de saúde oral – com o seu médico dentista ou higienista oral – o mais rapidamente possível, para que possam ser tomadas as medidas preventivas adequadas. Durante esta consulta, a grávida deve perguntar ao profissional de saúde oral quais os passos a seguir para conseguir obter/ manter uma boa saúde oral durante a gravidez.

Estou grávida e tenho gengivite ou periodontite. E agora?

Deve tratar! O tratamento da periodontite é seguro e eficaz na grávida.

Se for diagnosticada alguma doença periodontal, deve saber que tanto a gengivite, quanto a periodontite, podem ser tratadas com segurança durante a gravidez. Os riscos de nenhum tratamento são significativamente maiores do que o trauma mínimo que pode ocorrer durante este.

As intervenções periodontais demonstraram ser eficazes na melhoria do estado periodontal de grávidas e não representam um risco para a saúde geral das mesmas. Ainda assim, no caso do tratamento da periodontite, este deve ser evitado no primeiro trimestre e realizado preferencialmente durante o segundo trimestre.

Posso fazer radiografias ou receber anestesia local?

SIM, não tem qualquer risco para a mãe nem para o bebé.

As radiografias intraorais podem ser realizadas e a anestesia local pode ser aplicada sem risco adicional para a grávida ou o feto.

E relativamente à medicação analgésica e antibióticos?

O uso de analgésicos comuns e de antibióticos sistémicos durante o tratamento periodontal é geralmente seguro. No entanto, as tetraciclinas devem ser evitadas.