Doenças periodontais: como prevenir?

A boa notícia é que a prevenção da gengivite e da periodontite é fácil.

 

Como podemos prevenir estas doenças?

Uma higiene oral adequada e visitas regulares ao médico dentista podem ajudar a prevenir o aparecimento das doenças gengivais.

Escovar os dentes, durante dois minutos, pelo menos duas vezes por dia, inclinando a escova 45° em direção à união entre a gengiva e o dente, e utilizar os escovilhões interproximais (ou o fio dentário se os espaços forem muito pequenos), entre todos os dentes, todos os dias, é um método muito eficaz para eliminar corretamente as bactérias causadoras destas doenças.

A inflamação da gengiva (gengivite) não ocorre se não houver placa bacteriana nos dentes e a periodontite não se desenvolve se não houver gengivite.

Portanto, uma boa higiene oral em casa, a remoção regular do tártaro pelo médico dentista e o tratamento dos fatores de risco (como tabagismo e má alimentação) são os principais passos para prevenir a periodontite.

 

Diagnóstico precoce

A má notícia é que, se não for tratada e controlada, a doença gengival pode levar à perda de dentes – o que significa que o seu sorriso fica menos atraente e pode vir a ter problemas para mastigar e falar. Por isso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor. As sequelas serão menores.

Controlar os fatores de risco também ajuda a prevenir o aparecimento da periodontite. Deixar de fumar, evitar ou reduzir o stress, ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico podem desempenhar um papel importante. Aliás, parar de fumar é talvez a medida mais decisiva para prevenir o aparecimento da gengivite e da periodontite.

Peça ao seu médico dentista um exame periodontal como parte de seu check-up regular.

Além disso, é importante que agende consultas adicionais para realizar uma limpeza dentária com o seu médico dentista ou um especialista em periodontologia, reconhecido pela Ordem dos Médicos Dentistas.