As minhas gengivas sangram. É normal?

Devo preocupar-me?

Se sangrasse dos olhos ou dos ouvidos, acharia que é normal? Portanto, porque considera que sangrar das gengivas é normal?

Alguma vez, durante a escovagem ou após terminar de escovar os dentes, apareceu sangue na espuma da pasta?

Muitas pessoas pensam que as gengivas sangram porque estão fracas, são mais delicadas ou escovam com força de mais. Por vezes, atribuem o sangramento das gengivas à medicação que tomam. Mas, está errado! Se as gengivas sangram, algo está mal e é preciso tratar.

Uma gengiva saudável não sangra

A gengiva sangra quando está inflamada, como resposta à acumulação de bactérias nessa área.

O sangramento é o primeiro sinal de alerta nas doenças periodontais (gengivite e periodontite) e pode acontecer durante a escovagem, a mastigação ou até espontaneamente.

Se as suas gengivas sangram, pode ter gengivite (forma menos grave) ou periodontite (forma mais grave da doença).

Mas, atenção, pode ter apenas as gengivas inflamadas e não se aperceber. Por exemplo, a gengiva de fumadores sangra menos, porque o tabaco mascara a inflamação. Se, durante a escovagem, não tocar com a escova na gengiva, não irá ocorrer sangramento, mesmo que ela esteja inflamada.

O que devo fazer?

Quando as gengivas sangram, a tendência é parar de escovar as áreas que sangram para não danificar ainda mais, mas isso é o pior que pode fazer.

Como a causa do sangramento é a placa bacteriana que se acumulou junto às gengivas, a melhor forma de evitar (e até parar) esse problema é manter diariamente uma higiene oral de qualidade.

  • Deve escovar bem junto às gengivas e usar, pelo menos uma vez por dia, os escovilhões ou o fio dentário entre todos os dentes para eliminar a placa bacteriana.
  • No início vai sangrar (talvez até mais do que antes), mas ao fim de poucos dias notará diferenças significativas.

 

Se não fizer isto a inflamação vai sendo cada vez maior e o problema só vai agravar.

Lembre-se: se a gengiva começar a sangrar, é importante ir ao médico dentista para que se identifique a causa e se trate o problema o mais rápido possível.