Periodontite, uma doença crónica

A periodontite é uma doença crónica, isto é, vai manifestar-se toda a vida, mas tem tratamento.

É possível recuperar a saúde, mas poderá ficar com sequelas, que serão tanto maiores quanto mais avançada estiver a doença na altura em que for diagnosticada.

Além disso, mesmo depois de tratada, se em casa não tiver os cuidados adequados ou se não fizer consultas de manutenção regulares com o seu médico dentista, pode haver recidiva da doença.

Por isso, logo a seguir à fase de tratamento, na fase de manutenção, os intervalos entre consultas costumam ser entre três, quatro ou seis meses. A frequência depende da qualidade da higiene oral em casa, da extensão da inflamação da gengiva e da presença das chamadas bolsas periodontais residuais.

Durante as consultas de manutenção, o médico dentista vai avaliar o estado das suas gengivas, detetar a presença de bolsas periodontais e eliminar as bactérias da placa bacteriana e tártaro, através de jatos de polimento, aparelhos ultrassónicos ou manuais, para evitar uma reativação da doença.

Uma correta higiene oral em casa e consultas de manutenção regulares são fundamentais para manter as suas gengivas saudáveis a longo prazo.