Periodontite e doenças reumatológicas

São cada vez mais as evidências científicas que relacionam as duas doenças.

A artrite reumatoide, doença autoimune, ainda é de causa desconhecida. Sabe-se, contudo, que a periodontite tem sido associada a um aumento do risco da sua incidência.

Doenças crónicas

A relação estabelecida entre ambas começa na partilha de fatores inflamatórios descontrolados e bacterianos e estende-se aos fatores de risco comuns, como o tabaco.

A artrite reumatoide e a periodontite são doenças inflamatórias crónicas destrutivas, com origem multifatorial e suscetibilidade genética associada. Apresentam efeitos cumulativos ao longo do tempo, ou seja, quando não são controladas tornam-se cada vez mais severas.

Todas as possíveis melhorias da artrite reumatoide na sua fase inicial podem mudar o curso da doença. Por isso, o controlo da periodontite, ou até a própria prevenção, podem reduzir o risco de artrite reumatoide. Se já diagnosticada, pode reduzir a sua severidade.

Em suma:

  • Os doentes com artrite reumatoide têm maior probabilidade de ter periodontite.
  • Por outro lado, quando o tratamento periodontal, é realizado verifica-se uma melhoria dos indicadores clínicos e laboratoriais dos doentes com artrite reumatoide.

Em caso de artrite reumatoide, peça uma avaliação periodontal ao seu médico dentista.

Redobre os cuidados com a sua saúde oral, melhore a sua saúde geral.