Revista OMD nº 48

Consulte a Revista nº 48 em documento PDF (242 mb)

“O que muda com o novo regime de proteção radiológica?”. Este é o tema em destaque da mais recente edição da Revista da OMD, que conversou com o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, e com a coordenadora do grupo de trabalho de Proteção Radiológica na Medicina Dentária da OMD, Ana Paula Reis. Neste dossier alargado, fazemos o ponto de situação do processo, desde as primeiras negociações, passando pelo impacto desta legislação na profissão, pelas adaptações entretanto alcançadas e pelas medidas que faltam concretizar.

O número 48 assinala também o primeiro ano de mandato dos órgãos sociais da Ordem, que tomaram posse em julho de 2020. Um ano depois, em entrevista exclusiva, o bastonário fala não só dos principais desafios e metas conquistadas, mas também da experiência de assumir a liderança da Ordem dos Médicos Dentistas em plena pandemia. À Revista da OMD, Miguel Pavão destaca que a qualidade dos cuidados médico-dentários se transformou numa necessidade e numa evidência e garante que conciliar o cargo com o exercício da profissão foi a melhor decisão que tomou.

Também o presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, Luís Filipe Correia, apresenta o balanço do último ano de atividade.

Nos últimos meses foram dados passos importantes na implementação de meios de aferição das capacidades linguísticas dos profissionais que pretendam inscrever-se na OMD e tenham obtido a formação fora de Portugal. Maria João Ponces, vogal do Conselho Diretivo e coordenadora deste projeto, explica como está a ser desenvolvida a prova de comunicação em medicina dentária, que está prevista arrancar em novembro.

Nesta edição, entre outros temas, abordamos as potencialidades da medicina dentária aliada ao turismo de saúde.

Em Estilo de Vida, a revista foi conhecer um projeto que nasceu na e da pandemia. “Everydaycovid – diários fotográficos em estado de emergência” nasceu no Instagram e resulta da participação de vários fotojornalistas que, unidos pela missão de mostrarem ao mundo o impacto da COVID-19, criaram um acervo fotográfico que deu lugar a um livro. Uma obra que acreditam que ficará para memória futura.

Boas leituras!

PS. A Revista da OMD assume um novo desafio no próximo ano: transitar da edição em papel para o digital. A sustentabilidade e preocupação ambiental são metas assumidas pela direção da OMD para este mandato. Para alcançar este compromisso, em 2022, a revista passa a ser distribuída digitalmente. Caso pretenda continuar a receber a edição em papel, deverá comunicar à OMD essa intenção até 31 de dezembro de 2021.