Revista OMD nº 30

Julho 2016

562px-revista-omd-30.jpg
Descarregar a Revista OMD nº 30 (PDF 10 MB)

A edição nº 30 da da Revista OMD apresenta um resumo das conclusões do estudo “Cuidados de Saúde Oral – Universalização”, solicitado pela Ordem dos Médicos Dentistas à Nova School of Business and Economics, da Universidade de Lisboa.

Este estudo, realizado pelos especialistas em economia e gestão da saúde Alexandre Lourenço e Pedro Pita Barros, oferece-nos uma leitura fundamentada da realidade e das vias possíveis de atuação para a construção de uma solução, que permita inverter o atual estado da saúde oral dos portugueses e o acesso universal a estes cuidados. Vivemos um tempo em que a tomada de decisões pode e deve ser apoiada em dados que permitam não só avaliar a situação do momento, mas também projetar com a segurança possível o futuro e a forma como este se construirá.

“Os Números da Ordem 2016”, um documento elaborado pela OMD apresentado nesta edição, revelam que desde 2004 traça o perfil dos médicos dentistas, mostram que no ano passado houve um aumento de 4,6% no número de médicos dentistas inscritos na Ordem para 8.933 profissionais.

A OMD considera que este aumento de médicos dentistas está muito acima das necessidades do país e da renovação de gerações de profissionais. Nas sete faculdades portuguesas de medicina dentária estavam inscritos no ano passado 3.192 alunos.

O presidente do Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas, Paulo Ribeiro de Melo, dá uma grande entrevista nesta edição. Fala do desafio deste novo cargo e das razões que o levaram a candidatar-se. Apesar dos múltiplos projetos em que está envolvido, e em diversas áreas, Paulo Ribeiro de Melo revela que a sua maior realização é a família e dá-nos a conhecer o seu outro lado, fora da profissão: o desportista e adepto da bricolage.

Consulte também os quatro artigos publicados no Caderno de Formação & Ciência.