Revista OMD nº 47

Consulte a Revista nº 47 em documento PDF (112 mb)

Há um médico dentista por cada 884 habitantes. Esta é uma das conclusões do estudo “Os Números da Ordem”, cujos detalhes são divulgados na recente edição da Revista da OMD.

Neste número, falamos de prevenção e do futuro da medicina dentária. Entrevistámos o presidente da Federação Dentária Internacional (FDI), Gerhard Seeberger, algumas semanas depois da apresentação do recente relatório “Visão 2030”. Numa conversa alargada, o responsável fala das políticas de saúde e desvenda os “segredos” para que os líderes e populações entendam o devido valor dos cuidados de saúde oral.

Fique ainda a conhecer as histórias dos médicos dentistas que integram equipas e projetos de testagem à COVID-19. São testemunhos de quem esteve no terreno ao serviço das populações e de como a medicina dentária tem um papel importante no combate à pandemia.

Na edição 47, fazemos também o balanço do Dia Mundial da Saúde Oral, onde revelamos dados importantes sobre os recentes inquéritos da OMD e ouvimos representantes políticos e da saúde sobre as suas perspetivas para o futuro da saúde oral dos portugueses.

O que a Europa está a planear em matéria de saúde para os próximos anos é outro dos temas em destaque. Em maio, a presidência portuguesa da União Europeia organizou reuniões importantes que prometem efetivar alguns avanços nesta área, nomeadamente através da proposta de criação de uma União Europeia da Saúde.

A fechar, não perca o regresso de “Os Azeitonas” aos palcos. Falámos com a banda portuense sobre os novos projetos e o que os motivou a optarem novamente pela “independência”.

E por falar em novos projetos, também a Revista da OMD assume um novo desafio no próximo ano: transitar da edição em papel para o digital. A sustentabilidade e preocupação ambiental são metas assumidas pela direção da OMD para este mandato. Para alcançar este compromisso, em 2022, a revista passa a ser distribuída digitalmente. Caso pretenda continuar a receber a edição em papel, deverá comunicar à OMD essa intenção até 31 de dezembro de 2021.

Boas leituras!