Revista OMD nº 32

Janeiro 2017

572px-capa-revista-omd-32.jpg

Consulte a Revista nº 32 em documento PDF (5 mb).

“Democratizar o acesso aos cuidados de saúde oral é a visão que queremos partilhar”, afirmou o secretário de Estado e da Saúde Fernando Araújo em entrevista à edição nº32 da Revista da Ordem dos Médicos Dentistas.

O governante lembrou que “a medicina dentária foi uma área esquecida pelo Estado e pelo próprio Serviço Nacional de Saúde durante muitos anos. O primeiro passo com vista à mudança desse paradigma foi a criação do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, no âmbito da Direção-Geral da Saúde.”

“Por isso, e reconhecendo a importância inquestionável do projeto cheque-dentista, ainda há um longo caminho a percorrer na promoção da saúde oral em Portugal. Torna-se necessário alargar os cuidados de saúde oral, dos grupos de risco à população em geral. Portanto, o Governo estabeleceu no seu programa, enquanto medida prioritária, a expansão e melhoraria da capacidade da rede dos cuidados de saúde primários, através da ampliação da cobertura do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na área da saúde oral.”

Consulte a entrevista completa ao secretário de Estado e da Saúde nesta edição da Revista que brevemente chegará a casa dos médicos dentistas.

Em destaque surge também o estudo “Diagnóstico aos Profissionais de Medicina Dentária” teve por objetivo conhecer a realidade dos médicos dentistas no seu trabalho diário. As conclusões permitem traçar o quadro das condições de trabalho, nomeadamente as motivações profissionais, as horas de trabalho, o número de clínicas e consultórios onde exercem e outros aspetos como, por exemplo, as comodidades oferecidas aos utentes.

No ano em que o Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas celebrou a sua 25ª edição, os profissionais de medicina dentária e as empresas do setor aderiram massivamente ao evento que, além da excecional oferta científica a que já nos habituou, prestou homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção desta “estória” de sucesso. Este número da Revista apresenta ainda uma perspectiva alargada do evento.

O caderno Formação & Ciência inclui três artigos científicos: “Associação entre periodontite e a doença cerebrovascular – O estado atual”, “Procedimentos endodônticos regenerativos com matrizes em dentes permanentes imaturos com periodontite apical” e “Reabilitação anterior indireta com resina composta (técnica com chave de silicone transparente)”.