Revista OMD nº 26

Julho 2015


Descarregar a Revista OMD nº 26 (PDF 7 MB)

A revisão dos estatutos das associações públicas profissionais entra na reta final e encontra-se na última fase de aprovação. É portanto o momento indicado para a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) fazer a resenha de todo o processo. Filipa Carvalho Marques, diretora do Departamento Jurídico da OMD, faz o balanço deste percurso, que tem sido longo, e cuja composição do novo Estatuto define como um “projeto com princípio, meio e fim”.

Maio foi um mês de eventos assinaláveis. Desde logo, a primeira conferência organizada por e para jovens médicos dentistas. O YGeneration Dentist Talks foi um sucesso que superou as expectativas da organização. Em “Da boca para fora” foram debatidos os desafios atuais da profissão e os caminhos da medicina dentária.

Enquanto no Porto se falou do futuro, em Lisboa, o professor Vasconcelos Tavares deu a sua aula de jubilação, perante colegas, alunos e amigos, no dia em que a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa celebrava 40 anos. A Revista OMD conversou com o académico, que se notabilizou não só pelos contributos para o avanço da medicina dentária, mas também para o prestígio da FMDUL.

Entrevista ao médico dentista Artur Lima, representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da OMD. O sistema de medicina dentária no setor público, único no país, é uma conquista que orgulha o entrevistado, que salienta o papel da Ordem na promoção dos cuidados de saúde oral. Artur Lima analisa as matérias estruturantes do exercício da profissão na região e aproveita para alertar para os perigos dos novos mecanismos de reembolsos.

Cooperação com sociedades científicas, Plano Nacional de Saúde 2020 ou implantes dentários taxados de forma diferenciada são temas igualmente em destaque nesta edição.

Caderno de Formação & Ciência. No número de julho, conheça dois artigos de revisão (“Vantagens clínicas decorrentes da utilização de pilares transepiteliais em prótese sobre implantes” e “Avaliação da resistência à compressão de resinas compostas manipuladas com lubrificantes”) e o trabalho “Aspetos histológicos e histomorfométricos da distração osteogénica mandibular dento-ancorada”.