Revista OMD nº 34

572px-revista-omd-34.png
Consulte a Revista nº 34 em documento PDF (4 mb)

Os Números da Ordem 2017 são o tema de destaque desta edição de agosto. Para que tenha a oportunidade de consultar o estudo anual realizado pela OMD enviamos junto com a revista um exemplar desta análise da realidade da medicina dentária. Ao longo do documento poderá constatar que, em 10 anos, quase que duplicou o número de médicos dentistas portugueses emigrados e que não pretendem voltar.

Em julho, os órgãos sociais da OMD completaram um terço de mandato. Os eixos estratégicos delineados pela atual equipa apresentam evoluções muito positivas e, numa reportagem alargada, mostramos parte do trabalho (por vezes invisível) desenvolvido pela Ordem.

A nível nacional, os últimos meses ficaram marcados pelos vários incêndios que devastaram o território, em particular os que atingiram o distrito de Leiria. Com a tragédia de Pedrógão Grande voltou a falar-se do importante papel da medicina dentária na identificação de cadáveres. Conversamos com médicos dentistas sobre esta matéria e recordamos algumas das situações em que estes profissionais foram fundamentais para identificar as vítimas de desastres.

A não perder, também, as entrevistas à inspetora-geral das Atividades em Saúde, Leonor Furtado, e à presidente do Conselho Fiscal da OMD, Ana Cristina Mano Azul.

Caderno de Formação & Ciência. No número 34 da Revista da OMD, apresentamos o caso clínico “Reabilitação Estética na Erosão Dentária”, da autoria dos médicos dentistas José João Mendes, João Rua, Paulo Monteiro, António Lopes, Inês Carpinteiro, Mário Anjos, Francisco Pinto, João Gaspar e dos técnicos de prótese dentária Pedro Brito e Sara Costa. Publicamos também o trabalho vencedor da melhor comunicação oral de casos clínicos no XXV Congresso da OMD, “Diagnóstico diferencial de lesões pigmentadas únicas da mucosa oral – série de casos”, dos médicos dentistas Diana de Macedo, Joana Cabrita, Ana Louraço, Filipe Freitas e João Caramês.