Revista OMD nº 24

Janeiro 2015


Descarregar a Revista OMD nº 24 (PDF 13 MB)

A Revista OMD nº 24 será brevemente enviada por correio para todos os médicos dentistas. Em destaque nesta edição, apresentamos-lhe um extenso dossiê sobre o XXIII Congresso Anual da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu em novembro de 2014 no Porto.

Considerado pela organização um sucesso absoluto, o congresso registou uma elevada afluência de profissionais. “O número total de inscritos superou todas as expetativas, transpôs todos os congressos anteriores. Até ao momento, o congresso com maior número de inscritos tinha sido em 2010”, afiançou Gil Fernandes Alves, presidente da comissão organizadora desta edição, com um sentimento de satisfação plena.

Todos os anos o Conselho Diretivo da OMD está envolvido em múltiplas actividades institucionais que vai dando conhecimento público. No entanto, ao terminar mais um ano de mandato, como vem sendo hábito, o Conselho Diretivo gosta de dar especial destaque a alguns assuntos de relevo para a classe e para a saúde oral. Conheça quais nesta revista.

Queixa contra empresa de plano de saúde. A OMD apresentou na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) uma queixa contra uma empresa de planos de saúde por alegada prática de publicidade enganosa, contendo alegados indícios do que caracteriza o método de vendas agressivas e alegada utilização e manutenção abusiva de base de dados pessoais.

Práticas publicitárias com impacto na saúde. Após parecer positivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e naturalmente do secretário de Estado Adjunto, o despacho que visa a regulação adequada da publicidade em saúde seguiu para aprovação do Ministério da Economia, com vista a consensualização.

Entrevista a Rui Santos Ivo, presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS, I.P.). Iniciou funções a 12 de setembro de 2014, tendo tomado posse numa cerimónia realizada no Ministério da Saúde no dia 30 do mesmo mês. A nova equipa é agora liderada por Rui Santos Ivo que já ocupava as funções de vice-presidente do organismo que assegura a gestão dos recursos financeiros e humanos do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde.

Caderno de Formação & Ciência. Nesta edição publicámos um artigo de revisão (Influência de agentes profiláticos/terapêuticos na desmineralização erosiva do esmalte – revisão descritiva) e ou póster clínico (Extrusão ortodôntica e reabilitação com implante na zona estética – caso clínico).