Apneia: sinais e sintomas

SINAIS E SINTOMAS DE ALERTA:

Quais são os principais sinais de alerta da Apneia Obstrutiva do Sono?

Em adultos, os sinais mais frequentes, de apneia são: o acordar noturno frequente, nictúria (necessidade de acordar para urinar), ressonar, Transpiração excessiva noturna, Tosse seca irritativa ao deitar ou ao acordar, engasgo e acordar sufocado, despertar sufocado ou com falta de ar, enxaqueca matinal, sonolência excessiva diurna, cansaço, fadiga, olheiras marcadas, papos e pele baça, alterações de humor, irritabilidade e ansiedade, perda de memória e diminuição da concentração.

A nível metabólico verifica-se aumento de peso, resistência à insulina, diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial e doença cardiovascular.

As crianças e os adolescentes, regra geral apresentam: transpiração excessiva noturna, ressonar, sono muito agitado com movimentos involuntários de braços e pernas, respiração oral noturna (babam a almofada com frequência), hiperdesenvolvimento de adenoides e amígdalas, enurese (perda involuntária de urina), sonolência no despertar, alterações cognitivas com dificuldade da aprendizagem, mau comportamento e baixo rendimento escolar.

Perante a presença destes sinais de alerta é importante procurar ajuda médica. E, atenção! Desde a Medicina Dentária, à Pneumologia, à Otorrinolaringologia, à Pediatria, deve procurar um clínico com diferenciação em medicina do sono. Sim, existem várias especialidades médicas a que pode recorrer – e, em segurança, visto que as unidades de saúde têm aplicados protocolos e circuitos para a garantir.

Porque existe tratamento, mas deve ser aplicado o mais rapidamente possível!