Apneia

APNEIA

Cerca de 80% da população mundial que sofre de apneia, está sub-diagnosticada.

A apneia do sono é uma doença crónica com elevado índice de mortalidade e morbilidade (existe um risco fatal quando não tratada), mas perdes muita qualidade de vida e podes ter outras doenças associadas como a Diabetes , a Hipertensão e a doença cardiovascular.

Nas crianças com idades compreendidas entre os 2 e 8 anos, a prevalência da apneia estima-se que esteja entre os 1 a 5 %. A apneia não tratada em crianças e adolescentes está relacionada com um baixo rendimento escolar, falta de concentração, irritabilidade, hiperatividade e mau comportamento.

O diagnóstico precoce dos distúrbios respiratórios do sono, em crianças e adolescentes, permite prevenir o aparecimento de outras doenças associadas, como por exemplo a obesidade e a diabetes, assim como, evitar má oclusão dentária, alterações da mastigação, da deglutição e má postura.

Por isso, o rastreio e o diagnostico precoce de distúrbios respiratórios obstrutivos do sono, como o ronco e a apneia obstrutiva do sono, tanto em crianças como em adultos, é essencial para estabelecer a melhor forma de tratamento.

O médico dentista tem um papel fundamental na integração de equipas médicas multidisciplinares (Pneumologia, Medicina Interna a Otorrinolaringologia e a Pediatria) no âmbito do rastreio, diagnóstico e tratamento destes distúrbios, em crianças, adolescentes e adultos.

Consulte o seu médico dentista.