Declaração de políticas | Formação Contínua em Medicina Dentária | Revisão

Texto revisto submetido para adoção pela Assembleia Geral da FDI: agosto de 2017, Madrid, Espanha

ENQUADRAMENTO

A formação contínua e o desenvolvimento profissional constituem obrigações profissionais dos médicos dentistas e das ordens e associações dentárias, impostas pelos avanços da ciência e da investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no campo da medicina dentária, a crescente intercomunicação entre as diversas áreas da saúde, a melhor compreensão da relação bilateral entre a saúde oral e a saúde geral, a segurança dos doentes, a qualidade de vida, os padrões de assistência, a medicina dentária cientificamente comprovada e o aumento dos desafios colocados à saúde pública, bem como pelas necessidades, exigências e expetativas de cada doente e da população como um todo.

 

ÂMBITO

A formação contínua em medicina dentária (FCMD) é uma obrigação profissional e deontológica para os médicos dentistas, os profissionais da saúde oral e as ordens e associações dentárias nacionais. Todos os profissionais da saúde oral devem continuar o seu processo de aprendizagem através da formação. O médico dentista deve manter-se atualizado e participar no desenvolvimento da medicina dentária, nomeadamente através da análise de novas pesquisas e da melhor evidência científica disponível, da aplicação do pensamento crítico no sentido de incorporar novas técnicas no exercício da sua profissão, da melhoria dos cuidados prestados de acordo com as normas profissionais em vigor e do serviço público. O desenvolvimento profissional ao longo da carreira aumenta os conhecimentos sobre os cuidados de saúde mais apropriados e consolida o compromisso individual com a saúde pública. A profissão dentária está firmemente empenhada na defesa dos mais elevados padrões de qualidade na formação profissional com bases científicas atualizadas, para melhor servir os doentes e a sociedade no seu todo.

 

DEFINIÇÃO

A formação contínua em medicina dentária diz respeito a todos os médicos dentistas, quer sejam generalistas ou especialistas, uma vez que constitui o meio para estes profissionais manterem, aprofundarem e alargarem o seu conhecimento, experiência e competência, bem como para desenvolverem as aptidões profissionais necessárias durante o exercício das suas atividades. Com uma abordagem direcionada para o doente e para a própria sociedade, a FCMD tem por objetivo, mais do que o tratamento isolado da doença já instalada, o reforço da prevenção das doenças da cavidade oral. A FCMD pretende ainda incorporar os conhecimentos e competências mais apurados, bem como a análise, avaliação e aplicação apropriadas dos mais recentes avanços e pesquisas no campo da medicina dentária.

Quando corretamente estruturada, a FCMD e a capacitação profissional ajudam os médicos dentistas não só a identificarem as áreas nas quais têm maior interesse e competência, mas também a reconhecerem as suas próprias limitações, a aproveitarem as oportunidades de aperfeiçoamento e melhoria e a admitirem a necessidade de encaminhar os doentes para estes receberem aconselhamento ou tratamento mais especializado.

 

PRINCÍPIOS

De acordo com os princípios fundamentais da FCMD, a profissão dentária é capaz de dar resposta às necessidades da sociedade em constante mudança, de compreender e utilizar os melhores métodos disponíveis com recurso a novas técnicas e novos conhecimentos, e de permitir que os médicos dentistas prestem os cuidados necessários para a prevenção e gestão eficaz das doenças da cavidade oral.

 

POLÍTICA

A FDI apela às ordens e associações dentárias nacionais para que:

• atualizem regularmente o compromisso da profissão dentária relativamente à prevenção de doenças, à prestação do tratamento apropriado das doenças orais e à promoção da saúde oral pública;

• defendam a existência de um sólido sistema de formação contínua permanente para todos os médicos dentistas, num enquadramento deontológico;

• façam propostas quanto à natureza, aos conteúdos e à quantidade de FCMD que considerarem viáveis e razoáveis para os médicos dentistas nas respetivas regiões, incluindo modelos de formação e desenvolvimento modernos e inovadores;

• recomendem a inclusão na FCMD de conteúdos da área da medicina, a fim de os médicos dentistas atualizarem os seus conhecimentos médicos e compreenderem a relação bilateral entre a saúde oral e a saúde geral;

• aconselhem as autoridades regulatórias competentes no sentido de se definirem os requisitos da FCMD;

• proponham um sistema adequado de supervisão, para a avaliação regular da qualidade, dos conteúdos e do número de formandos dos cursos;

• apoiem o exercício da medicina dentária num âmbito mais alargado, bem como a consolidação do papel fundamental dos médicos dentistas para a melhoria do bem-estar da sociedade.

A presente Declaração articula-se com a declaração de política da FDI denominada “Formação Inicial em Medicina Dentária” e respetiva bibliografia complementar.

 

PALAVRAS-CHAVE

Formação contínua em medicina dentária, formação dentária, sistema de ensino, parâmetros educacionais, avaliação e adaptação de novas tecnologias.

 

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

A informação constante da presente Declaração tomou em consideração os melhores conhecimentos científicos disponíveis à presente data. A referida informação poderá ser interpretada no sentido de refletir sensibilidades culturais e constrangimentos socioeconómicos preponderantes.

 

REFERÊNCIAS

1. FDI World Dental Federation. Vision 2020 Think Tank (s/d). “A new definition for oral health“, disponível em <http://www.fdiworldental.org/media/96503/oral_health_definition-exec_summary-en.pdf>.

2. FDI World Dental Federation. European Regional Organization (2015). “Statement on the continuing medical education“, disponível em <http://www.erodental.org/ddc/ddid816>.

3. FDI World Dental Federation (2013). “Istanbul Declaration”, disponível em <https://www.fdiworlddental.org/resources/declarations/istanbul-declaration>.

 

Consultar documento na versão original (inglês)