Declaração de políticas | CAD/CAM na Medicina Dentária

Submetido para adoção pela Assembleia Geral da FDI | Agosto de 2017, Madrid, Espanha

ENQUADRAMENTO

Nos últimos trinta anos, têm vindo a verificar-se enormes avanços no campo do design assistido por computador (CAD – computer-aided design) e do fabrico assistido por computador (CAM – computer-aided manufacturing), os quais se traduzem no desenvolvimento de dispositivos de digitalização 3D de alta definição, de software de design mais simples, rápidos e precisos, e de fabricação aditiva ou subtrativa precisa de materiais inovadores.

Os processos CAD/CAM dizem respeito a todos os ramos da medicina dentária que requerem a produção de dispositivos médicos feitos por medida, nomeadamente os utilizados na restauração dentária, nos implantes de próteses dentárias e na ortodontia. Em todas estas áreas, as tecnologias CAD/CAM oferecem soluções terapêuticas aperfeiçoadas ou até inteiramente novas, ao representarem uma alternativa aos procedimentos tradicionais de restauração indireta e de próteses dentárias fixas. Assim, o uso de impressões digitalizadas reduz o número de passos clínicos e laboratoriais necessários, permitindo abreviar com eficiência os prazos de entrega dos dispositivos médicos feitos por medida.

O exercício da medicina dentária em breve sentirá, se não os sentir já, os efeitos do uso das tecnologias CAD/CAM. Tanto os médicos dentistas como os técnicos laboratoriais têm à disposição novas ferramentas de impressão digitalizada e de design e fabrico assistidos por computador com fabricação subtrativa e aditiva (tais como sinterização a laser e a impressão 3D estereolitografia), as quais exigem boas práticas operacionais a fim de se garantir a qualidade do produto final.

Em virtude da pesquisa e do desenvolvimento de materiais inovadores, como cerâmicas, resinas e outros materiais híbridos maquináveis, existem atualmente no mercado novas indicações e intervenções terapêuticas, bem como novos riscos e perigos, acerca dos quais os médicos dentistas deverão ser informados oportunamente pelos fabricantes. Em contrapartida, quaisquer ocorrências ou efeitos indesejados decorrentes do uso das tecnologias CAD/CAM no exercício da medicina dentária deverão também ser comunicados pelos médicos dentistas aos fabricantes e às correspondentes agências ou delegações de saúde, a fim de se aperfeiçoar essas mesmas tecnologias e de se evitar a repetição de efeitos adversos.

Por outro lado, o desenvolvimento de sistemas abertos requer a criação de normas internacionais que assegurem a interoperabilidade, não só dentro dos próprios sistemas, mas entre os diversos dispositivos de digitalização, software CAD e equipamentos com dispositivos de controlo numérico. É também necessária a criação imediata de normas que garantam a segurança e a qualidade dos novos tipos de cerâmicas, resinas e materiais híbridos, bem como do produto final.

A redução do tempo e dos recursos humanos despendidos na produção de dispositivos médicos CAD/CAM e a própria evolução do mercado vêm abater os custos dos dispositivos médicos feitos por medida. Mais ainda, a menor quantidade de material utilizado na impressão e moldagem e a gradual substituição do transporte pela transmissão eletrónica trazem benefícios acrescidos para o ambiente.

 

DEFINIÇÕES

CAD/CAM na medicina dentária

Trata-se de processos assistidos por computador para o design e fabrico de dispositivos dentários feitos por medida ou de dispositivos dentários personalizados a partir de um produto industrial.

 

POLÍTICA

A FDI apoia:

• a pesquisa e o desenvolvimento de processos CAD/CAM aplicáveis à medicina dentária, a fim de se obter um produto final de melhor qualidade e a mais baixo custo;

• a estreita colaboração entre os fabricantes, a comunidade académica e todas as partes intervenientes, no âmbito da formação contínua, no sentido de apurar o conhecimento e a formação dos médicos dentistas em relação às alternativas terapêuticas inovadoras e às suas respetivas indicações e contraindicações;

• o desenvolvimento de sistemas abertos e de normas internacionais pela ISO TC106, para garantir a interoperabilidade dos diversos sistemas CAD/CAM no campo da medicina dentária;

• a criação, pela ISO TC106, de normas internacionais relativas às cerâmicas e aos materiais híbridos utilizados na tecnologia CAD/CAM em medicina dentária;

• a implementação de formação inicial e de formação profissional contínua, de âmbito nacional, regional e internacional, respeitante à tecnologia CAD/CAM em medicina dentária, destinada a médicos dentistas e a técnicos laboratoriais;

• o desenvolvimento de redes de utilizadores de âmbito local, a fim de mutualizar o investimento no equipamento necessário.

 

PALAVRAS-CHAVE

Formação em medicina dentária, exercício clínico, formação profissional, laboratório dentário, dispositivo médico, produto dentário, implante dentário, material dentário, normas, tecnologia.

 

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

A informação constante da presente declaração tomou em consideração os melhores conhecimentos científicos disponíveis à presente data. A referida informação poderá ser interpretada no sentido de reflectir sensibilidades culturais e constrangimentos socioeconómicos preponderantes.


Consultar documento na versão original (inglês)