Quando se deve fazer uma destartarização?

A limpeza dos dentes, ou o nome correto, a destartarização, é um tratamento médico-dentário que consiste na eliminação da sujidade (placa bacteriana e tártaro) que se vai acumulando sobre os dentes.

Na nossa boca, as bactérias vão-se acumulando e formam a placa bacteriana (que é a sujidade mole) sobre a superfície dos dentes. Se a placa bacteriana não for removida, vai mineralizando e transforma-se em tártaro (a famosa “pedra”) que já não é possível remover com a escovagem.

Por isso, além de uma correta higiene oral diária, é importante consultar o médico dentista regularmente para uma revisão e realizar a destartarização.

De um modo geral, recomenda-se fazer uma destartarização a cada 6 meses, mas o seu médico dentista irá indicar-lhe a quantidade de vezes necessárias tendo em conta o seu perfil de risco.

Algumas pessoas perguntam se este é um procedimento que pode danificar os dentes. A verdade é que não. Este é um processo completamente seguro e os instrumentos utilizados não destroem o esmalte dentário, apenas removem a placa bacteriana e o tártaro.

Lembre-se que a higiene oral diária é fundamental e a destartarização não substitui os cuidados em casa, apenas os complementa.