Manual da Medicina Dentária na Europa 2008

Contém informação detalhada para médicos dentistas que pretendam trabalhar noutro país europeu

O Manual of Dental Practice 2008, editado pelo Council of European Dentists (CED), é o documento de referência para compreender o exercício profissional da medicina dentária na Europa. Contém informação sistematizada e de fácil compreensão.

Os capítulos por países, 32 no total, foram criados de forma a conter informação sobre leis, códigos deontológicos e outros regulamentos com descrição da realidade de cada país. As informações presentes no Manual

foram sugeridas e validadas pelas várias associações profissionais que compõem o CED.

Tal como muitos outros profissionais, os médicos dentistas têm demonstrado uma vontade crescente de procurar novas oportunidades, exercendo a sua profissão fora do país de origem.

A capacidade de mobilidade dos médicos dentistas e a possibilidade de trabalharem noutros países nunca foi tão grande, dando origem a um aumento considerável de solicitações, junto das associações nacionais, sobre o exercício profissional na União Europeia (UE).

Para além dos 27 países da UE, a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça foram incluídas no Manual, assim como a Croácia uma vez que se trata de um Estado candidato à adesão.

Nos capítulos iniciais é possível encontrar informação geral sobre a UE, descrição das directivas comunitárias relevantes para os médicos dentistas, direitos adquiridos e liberdade de circulação, análises comparativas dos diferentes sistemas de prestação de serviços de medicina dentária, cuidados de saúde e cuidados de saúde oral na EU, formação académica e pós-graduada, bem como dados sobre ética e deontologia. Contém, igualmente, informações detalhadas sobre os sistemas de saúde (características, estrutura, regulamentação política, grupos que têm acesso a cuidados de saúde) e o exercício da medicina dentária em cada um dos 32 países.

A edição 2008 distingue-se das anteriores por compilar mais informação sobre dados de saúde, incluindo informação sobre índices de cáries dentárias em crianças, sobre edentulismo ou fluoretação. Também aumentam os dados sobre as escolas e estudantes de medicina dentária.

O Manual inclui ainda mais informação sobre o registo de médicos dentistas e assistentes dentários. Pela primeira vez, foram introduzidos dados sobre branqueamento dentário, normas de radiação ionizante e regulamentação sobre resíduos perigosos.


Direitos de Autor – AVISO

Faz-se notar, que o EU Manual of Dental Practice é uma criação da autoria do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas, o qual detém todos os direitos de autor e conexos sobre a obra.

Qualquer acto ou tentativa de aquisição, reprodução, cópia, conservação ou distribuição do EU Manual of Dental Practice, que não exclusivamente para fins de uso pessoal pelo utilizador, e na falta de autorização escrita especialmente concedida pelo proprietário dos direitos sobre a obra, constitui violação grave da propriedade intelectual da mesma.