“O revigoramento e a recuperação do SNS constituem um dos mais ágeis desafios para a próxima década”, afirmou Pimenta Marinho, na sessão de abertura do I Encontro das USF de Braga.

O presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte anunciou que, à semelhança do projeto-piloto que está a ser implementado pelo Ministério da Saúde no Sul do país, a região Norte vai ter profissionais de medicina dentária em algumas Unidades de Saúde Familiar (USF).

Para facilitar o acesso dos utentes a consultas de saúde oral nos cuidados primários, Pimenta Marinho explicou, em declarações ao jornal Diário do Minho (pdf), que em breve haverá Agrupamentos de Centros de Saúde do Norte a acolher estas experiências-piloto.

Recorde-se que, desde setembro, está em curso o projeto do Governo de inserção de médicos dentistas nas USF. Atualmente, esta fase experimental abrange 13 unidades das regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Alentejo.

400px-artigo-diario-minho.jpgA ampliação deste projeto será o próximo passo, de acordo com as declarações proferidas pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, no XXV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.

Na ocasião, o responsável admitiu que “ainda muito falta fazer para que o Serviço Nacional de Saúde consiga assegurar os cuidados de saúde oral a todos os portugueses”, mas frisou que “este foi o início do caminho”.

O presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte defendeu a recuperação da centralidade da rede de cuidados de saúde primários e respetiva expansão e melhoria da sua capacidade.

Para além desta medida, Pimenta Marinho revelou que ainda este mês serão colocados mais 15 médicos de família nas unidades desta região. Para 2017, pelo menos um nutricionista e um psicólogo vão fazer parte da equipa clínica de cada ACES do Norte.

O I Encontro das USF de Braga decorreu a 3 de dezembro, no Museu D. Diogo de Sousa, e teve como lema “Aproximar para melhor cuidar”.