SPMS disponibiliza programa de prescrição eletrónica desmaterializada para médicos dentistas

Na sequência da informação veiculada pela Ordem dos Médicos Dentistas, em agosto passado, o programa de prescrição gratuito do Ministério da Saúde, denominado “Prescrição Eletrónica Médica” (PEM), encontra-se agora em condições de ser disponibilizado aos médicos dentistas que são pequenos prescritores, de forma a poderem prescrever, caso o entendam, eletronicamente, receitas desmaterializadas.

Os médicos dentistas que sejam pequenos prescritores (menos de 40 receitas/mês) continuam a poder optar pela respetiva situação de exceção que lhes permite prescrever receitas manuais.

Nesse sentido, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) informaram que:

“Os médicos dentistas prescritores, associados da Ordem dos Médicos Dentistas, poderão começar a utilizar a PEM em ambiente de exercício profissional privado desde já”.

Os SPMS disponibilizam no seu site o formulário de registo que os associados devem preencher para que possam solicitar o acesso à PEM em ambiente privado: http://spms.min-saude.pt/product/pem/.

Após receberem a validação do registo como utilizadores da PEM, por parte dos SPMS, os prescritores que desejem utilizar a aplicação deverão verificar que o posto de trabalho se encontra de acordo com os requisitos elencados no documento Guia para a utilização do PEM (pdf).

Complementarmente, poderão consultar os documentos Manual de instalação Middleware para autenticação na PEM através de Smart Card (pdf), Documento de Apoio à Instalação e FAQs Prescrição Eletrónica Médica (pdf) e Manual do utilizador (pdf).

Após a confirmação de que o posto de trabalho cumpre os requisitos referidos, pode aceder à PEM através do endereço: https://pem.min-saude.pt.

Os utilizadores podem ter acesso às funcionalidades que encontrarão no decorrer da utilização da aplicação consultando o “Manual do utilizador da PEM”, podendo este ser utilizado como meio de esclarecimento de dúvidas futuras.

Os SPMS disponibilizam também um serviço de apoio técnico à aplicação PEM 24 horas/dia, 7 dias/semana através do seu Centro de Suporte, podendo o utilizador contactar através do email servicedesk@spms.min-saude.pt ou do telefone 220129818.

Qualquer dúvida ou questão deverá ser encaminhada para este serviço de apoio técnico.

Relembramos que o acesso à PEM em ambiente privado deverá realizar-se fora da Rede Informática da Saúde (RIS), não estando por conseguinte disponível nas instituições do Sistema Nacional de Saúde.

Os SPMS, com o apoio da OMD, irão realizar várias sessões de esclarecimento para dar a conhecer aos Médicos Dentistas todas as funcionalidades introduzidas nesta versão da aplicação PEM.

De momento estão agendadas as seguintes sessões de esclarecimento:

 

A inscrição gratuita deverá ser feita online, através dos formulários respetivos, ficando sujeita à capacidade da sala.