22 de janeiro 2018

Aveiro

21:00 às 23:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo do curso

A seleção do paciente, o diagnóstico adequado e um plano de tratamento multidisciplinar são requisitos primários e essenciais para a obtenção de resultados estáveis na reabilitação das zonas edêntulas em áreas estéticas com implantes dentários.

A literatura atual mostra que podem ser conseguidos bons resultados através de colocação imediata de implantes pós-extração dentária, colocação secundária pós-extração ou através dos protocolos cirúrgicos tradicionais. Além da osteointegração e do restabelecimento da função, os implantes dentários exigem hoje uma avaliação baseada em índices estéticos e no grau de satisfação do paciente.

A avaliação destes resultados está condicionada pela estabilidade dos tratamentos a longo prazo, conseguida pelos procedimentos cirúrgicos associados à colocação dos implantes e respetiva opção protética. Procedimentos cirúrgicos complementares à colocação do implante dentário, tais como a regeneração óssea guiada, enxertos de tecidos ou manipulação precoce de tecidos peri-implantares são adjuvantes para a otimização deste tipo de tratamentos.

Pretende-se com esta apresentação sistematizar as diferentes modalidades de tratamento com implantes dentários nos setores anteriores recorrendo a diferentes situações clínicas que ilustram as mesmas.

Curso ministrado por

Tiago Borges

  • Licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
  • Pós-graduado em Implantologia Oral pela Universidade de Santiago de Compostela, em 2006
  • Oral and Maxillofacial Surgery Review Course University of Illinois (Chicago), 2015
  • Doutorado em Cirurgia e Odonto-Estomatologia pela Universidade de Salamanca, em 2017
  • Assistente convidado de Cirurgia Oral e Implantologia Oral da UCP, desde 2006
  • Cocoordenador da pós-graduação em Cirurgia Oral da Universidade Católica Portuguesa
  • Especialista em Cirurgia Oral pela OMD