O Conselho Diretivo reuniu pela primeira vez nas instalações da Ordem em Coimbra. Recorde-se que estas foram inauguradas no início deste ano e apresentam-se como um espaço de proximidade para os médicos dentistas da Região Centro e também de trabalho para as equipas e órgãos da OMD.

Na ordem de trabalhos, além da habitual análise do expediente geral, a 32ª edição do congresso, cuja data de realização se aproxima, esteve no centro das atenções. Em 2023, a Ordem dos Médicos Dentistas celebra 25 anos e o encontro anual da medicina dentária será o palco principal destas comemorações. Nesse âmbito, os presentes delinearam algumas iniciativas que vão assinalar esta data, nomeadamente a organização de um jantar e um concerto comemorativos, cujos detalhes serão conhecidos muito em breve.

No seguimento das recentes conversações com o Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde (DGS), a propósito da elaboração de uma proposta de reformulação do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), a direção constitui um grupo de trabalho para articular com estas entidades todas as questões relacionadas com o cheque-dentista. Integram esta equipa os médicos dentistas José Frias Bulhosa, Mónica Pereira Lourenço e Miguel Pita Alves.

Entre os assuntos abordados, destaque ainda para os procedimentos relacionados com os processos de inscrição. Foi definida uma norma que estabelece até ao dia 15 de cada mês como data limite para análise destes processos após a sua entrada na OMD.

O Conselho Diretivo volta a reunir em outubro.