O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, acolheu no passado sábado, dia 4 de fevereiro, o segundo Compromisso de Honra de 2023. Depois da primeira cerimónia no Porto, a 28 de janeiro, foi a vez de 137 médicos dentistas prestarem um juramento de honra sentido, perante a sua família e amigos. Como já tinha acontecido na Casa da Música, foram igualmente homenageados os médicos dentistas que contabilizam 30 ou mais anos de prática clínica.

Os 31 profissionais presentes no CCB receberam uma medalha de reconhecimento pelo seu exemplar contributo para a saúde oral da população portuguesa, que foi entregue por Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e Teresa Alves Canadas, vice-presidente do Conselho Diretivo da OMD.

Numa cerimónia carregada de simbolismo e que juntou várias gerações de profissionais da medicina dentária, Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e da ENTRAJUDA (Instituição de Solidariedade Social), foi a oradora convidada e apelou ao contributo da classe no combate às desigualdades sociais.

“O compromisso que assumem é um compromisso de ética e deontologia médica, um compromisso com a vertente humanista, que é indispensável na profissão que abraçam, na qual o médico dentista pode intervir ajudando a combater as desigualdades, incluindo as sociais, permitindo que um jovem com os dentes arranjados possa encontrar emprego”, declarou Isabel Jonet.

O bastonário da OMD dedicou “palavras de ânimo, gratidão e esperança”, não só aos novos médicos dentistas, mas também aos profissionais com 30 ou mais anos de profissão. Miguel Pavão não escondeu que a medicina dentária enfrenta “um período complexo face ao elevado número de médicos dentistas que são formados e lançados no mercado”, mas, por outro lado, mostrou-se confiante na implementação de um plano nacional de saúde oral, que garanta o acesso de toda a população a cuidados básicos de medicina dentária, a integração de médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde e a respetiva criação da carreira pública. “A presença do sr. ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na cerimónia do Porto dá-nos muito alento”, referiu.

Por outro lado, reforçou ainda as palavras de Isabel Jonet sobre integridade e dever. “A ética é importante. Faz parte da nossa vida pessoal e profissional. Devemos dedicar-lhe tempo. A afirmação de um compromisso de honra significa, antes de tudo, um ajuste ético que fazemos connosco, antes mesmo de o transformar num contrato que estabelecemos com os nossos pares, com os pacientes e com as regras deontológicas. Mais do que seguir um conjunto de normas previamente consensualizadas, devemos ser fiéis ao princípio segundo o qual procuramos, todos os dias, dar o melhor de nós em prol do que decidimos servir, mesmo quando seja inconveniente”, afirmou Miguel Pavão.

Na sua intervenção, Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, pediu intransigência na defesa dos “superiores interesses do paciente”, enquanto Mónica Pereira Lourenço, em representação do Conselho de Jovens Médicos Dentistas, deixou vários conselhos aos recém-formados.

“Sejam curiosos e tenham humildade de perguntar aos mestres, aos profissionais mais experientes, mas também estejam seguros do que são e do que já conquistaram. Nesta vida existe apenas um erro: em vez de agir pelo amor escolher agir pelo erro”, sublinhou Mónica Pereira Lourenço, vincando a importância do Centro de Formação Contínua da OMD, assim como o documento “Sou médico dentista. Agora, como começar?”, um guia prático com todas as informações necessárias para iniciar a prática clínica.

Passado, presente e futuro

A cerimónia de Compromisso de Honra permitiu um encontro de gerações. De um lado os médicos dentistas recém-formados; do outro os profissionais com 30 ou mais anos de profissão. No fundo: passado, presente e futuro. Juntos, aplaudiram a atuação do Grupo de Cordas Feminino ADLIB STRINGS, que tocou alguns êxitos da música nacional e internacional a fechar a cerimónia.

No CCB, estiveram também presentes a bastonária da Ordem dos Biólogos, Maria de Jesus Fernandes, a vice-presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, Laura Silveira, e o diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, João Caramês.

No próximo sábado (11 de fevereiro), Viseu recebe a terceira e última cerimónia dos Compromissos de Honra de 2023.

Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e da ENTRAJUDA (Instituição de Solidariedade Social).
Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina.
Mónica Pereira Lourenço, do Conselho dos Jovens Médicos Dentistas.
Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.
As medalhas para os médicos dentistas com 30 ou mais anos de profissão foram entregues por Miguel Pavão, bastonário da OMD, e Teresa Alves Canadas, vice-presidente do Conselho Diretivo da OMD.
Momento musical final com Grupo de Cordas Feminino Adlib Strings.

Assista ao vídeo da gravação integral da cerimónia: