A Ordem dos Médicos Dentistas deu as boas-vindas aos novos membros que, no passado sábado, 28 de janeiro, se comprometeram de forma solene e simbólica a dignificar a profissão, respeitando os preceitos éticos e deontológicos da medicina dentária. A Casa da Música, no Porto, recebeu a primeira de três sessões que, este ano, reconhecem também os profissionais que há 30 ou mais anos se dedicam à profissão e têm contribuído para a evolução da saúde oral dos portugueses.

O ministro da Saúde participou nesta cerimónia, na qual prestou uma pública homenagem à classe. Aproveitando a solenidade do momento, Manuel Pizarro, reconheceu o contributo e dedicação dos médicos dentistas em prol da melhoria da saúde dos portugueses e deixou uma garantia no que toca a investimento no setor público: “ao fim de décadas, o SNS vai dar prioridade também à saúde oral”, explicou, salientando que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) contempla verbas avultadas para a construção “de gabinetes de saúde oral nos centros de saúde”.

O responsável reconheceu também que estão a investir nos recursos e que “falta criar um modelo estável e digno para os médicos dentistas no SNS”. Por isso, acrescentou, esse mecanismo de contratação será “seguramente encontrado este ano”.

Na sua intervenção, o bastonário da OMD lembrou que os valores éticos e humanos devem persistir na medicina dentária e a Ordem é a salvaguarda para esse fim. Miguel Pavão mencionou a realidade que a classe enfrenta, nomeadamente o subemprego e a precariedade, o que leva a que “os colegas mais jovens não tenham estabilidade económica e social”.

Perante as afirmações do ministro, Miguel Pavão acrescentou que a intenção do Governo é “fundamental para criar estabilidade e condições para o exercício da medicina dentária no SNS”, ressalvando, no entanto, que a “verdadeira integração ocorrerá quando for criada uma carreira”. Por outro lado, lembrou que é necessário aproveitar os investimentos previstos para a criação de uma rede que contemple todos os intervenientes do setor – público, privado e social – de forma a termos efetivamente um acesso universal aos cuidados de saúde oral”.

Reencontros e orgulho em ser médico dentista

Visivelmente emocionados e orgulhosos pelo percurso realizado, 88 médicos dentistas com mais de 30 anos de profissão marcaram presença e juntaram-se aos mais novos para reiterar o seu compromisso humanista, ético e deontológico. Perante a família, os amigos e colegas de profissão, receberam do bastonário da OMD e do ministro da Saúde uma medalha de homenagem, que assinala o contributo para a evolução da profissão.

Esta foi a primeira vez que a Ordem reconheceu também os profissionais com mais de três décadas de atividade, promovendo assim o encontro entre gerações, o intercâmbio e a união da classe e contribuindo para a dignificação dos médicos dentistas.

Maria João Ponces, vogal do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, acrescentou que os médicos dentistas recém-inscritos que “optam por participar nestas cerimónias comprometem-se a servir os doentes, respeitando a ciência e ponderando o seu poder através da prática do altruísmo, no respeito inalienável pela vida humana em todas as suas dimensões”.

Na cerimónia do Porto estiveram representadas as instituições de ensino superior da região Norte, a Universidade Fernando Pessoa (UFP) e o Instituto Universitário de Ciências da Saúde. O diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto não pôde participar, estando, no entanto, presentes no evento elementos da direção.

No próximo sábado é a vez de Lisboa (4 de fevereiro) receber a cerimónia do Compromisso de Honra, seguindo-se Viseu, a 11 de fevereiro.

Momento da leitura do compromisso de honra com os médicos dentistas Maria João Ponces, Miguel Pavão e Patrícia Almeida Santos.
Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, com Manuel Pizarro, ministro da Saúde.
Mário Augusto, jornalista e orador convidado.
Tiago do Nascimento Borges, presidente do Conselho dos Jovens Médicos Dentistas.
José Frias Bulhosa, vogal do Conselho Deontológico e Disciplina da Ordem dos Médicos Dentistas.
Manuel Pizarro, ministro da Saúde, no palco dirigindo-se aos médicos dentistas presentes.
Momento musical final com Grupo de Cordas Feminino Adlib Strings.
Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, em declarações à RTP.

Assista à gravação vídeo integral do Compromisso de Honra no Porto:

Assista ao vídeo resumo do Compromisso de Honra no Porto: