O Conselho Diretivo da OMD reuniu no passado dia 12 de março para analisar a atividade mensal da Ordem. No sentido de aproximar os órgãos decisores da classe, os trabalhos decorreram em S. Miguel, na Região Autónoma dos Açores e, no final, a sessão abriu à participação dos médicos dentistas que exercem nas ilhas. Dois dias antes, o CD tinha promovido um encontro com os membros da Ilha da Terceira.

Durante a reunião, a direção analisou e aprovou por unanimidade o Relatório e Contas 2021, que segue agora para o Conselho Geral.

As comemorações do Dia Mundial da Saúde mereceram a atenção dos presentes, em particular a conferência que está a ser organizada em parceira com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e que será transmitida por streaming no JN e DN.

Agendada para 21 de março, um dia depois da efeméride, a sessão “Definir uma nova agenda pós-pandemia” terá lugar em Viseu e vai incidir sobre as prioridades para a próxima legislatura em matéria de saúde oral. Na reunião, foram ainda debatidas as iniciativas previstas para assinalar a semana da saúde oral, que está neste momento a decorrer nas redes sociais da OMD.

A guerra na Ucrânia foi outro dos assuntos abordados. A OMD tem algumas dezenas de associados ucranianos e, no final desta semana, o bastonário Miguel Pavão vai reunir com estes profissionais. O CD fez também o ponto de situação das solicitações que tem recebido após ter ativado um formulário para que os médicos dentistas interessados em prestar algum tipo de apoio aos refugiados possam registar as suas disponibilidades.

Os membros do CD aprovaram ainda o Manual de Boas Práticas de Publicidade em Saúde para Médicos Dentistas, elaborado pelo grupo de trabalho de Publicidade. O documento está disponível para consulta na página eletrónica da OMD.

O Conselho Diretivo volta a reunir no início de abril.