O Conselho Diretivo da OMD reuniu a 4 de dezembro para analisar a atividade da Ordem, fazer balanços e planear a execução de alguns projetos, entre eles, o lançamento de uma campanha publicitária de sensibilização da população para a importância do papel do médico dentista.

“Um conselho da Ordem dos Médicos Dentistas” é o ponto de partida para uma ação que visa combater a desinformação gerada por campanhas de publicidade enganosa. A respeito deste tipo de ações, o Colégio de Especialidade de Ortodontia emitiu um parecer, que foi analisado pelo Conselho Diretivo, sobre “Teleconsulta de Ortodontia e Aquisição de Tratamentos Online”. O órgão mostra-se apreensivo em relação a uma campanha de publicidade enganosa sobre a aquisição online de aparelhos ortodônticos do tipo alinhador, e adianta que estão a ser preparadas, no âmbito da OMD, ações nas vertentes jurídica e de informação da população.

Na última reunião do ano, os membros do CD aprovaram o “Código de Boa Conduta para Prevenção e Combate ao Assédio no Local de Trabalho”. Este documento tem como objetivo definir um conjunto de regras e princípios que devem ser observados no cumprimento das atividades desenvolvidas na Ordem. O Código visa o tratamento justo e igualitário e a prevenção de comportamentos discriminatórios, nomeadamente em contexto de relações laborais.

O presidente do 30º Congresso da OMD, Paulo Miller, participou na reunião para apresentar os resultados e respetivo balanço do evento. Recorde-se que o encontro anual de medicina dentária estreou-se em Braga, com uma afluência próxima dos quatro mil participantes. No âmbito da organização do congresso, o Conselho Diretivo atribuiu um voto de louvor à Comissão Organizadora na pessoa do seu presidente.