O 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) decorreu sob o lema “Problemas e soluções clínicas em medicina dentária” e registou uma assistência de 3.968 participantes.

O encontro decorreu no Altice Forum, em Braga, e marcou o regresso a um espaço físico depois de, no ano passado, a reunião magna da OMD ter decorrido exclusivamente online devido à pandemia da Covid-19. Este ano, o evento decorreu num formato híbrido: presencial, com transmissão online, em direto, para quem se inscreveu no congresso digital.

Dos quase 4 mil participantes, mais de 2.600 médicos dentistas e estudantes deslocaram-se a Braga para assistirem às apresentações, cursos e conferências, enquanto 515 congressistas optaram pela participação via streaming. Pela primeira vez, foram organizados 23 cursos hands-on, que totalizaram mais de 300 formandos. Nesta edição foram submetidas 68 apresentações científicas, entre comunicações orais e pósteres.

O Congresso reuniu 125 oradores nacionais e internacionais. Como é habitual, realizou o curso para assistentes dentários, que no último dia se juntaram aos restantes congressistas. No total, inscreveram-se presencialmente 279 assistentes e mais de uma centena assistiu às sessões remotamente, via streaming.

Paulo Miller, presidente da comissão organizadora do 30º Congresso da OMD, mostra-se “muito satisfeito com a forma como decorreu o encontro. Foi o reencontro de muitos colegas após este terrível ano e meio de pandemia, mas o Congresso foi sobretudo um momento para olhar em frente e pensar nos desafios que a profissão enfrenta. Este último ano obrigou-nos a admitir que nada pode ser dado como garantido e que a profissão tem de estar atenta e adaptar-se rapidamente às circunstâncias e desafios do momento. Foi o que pretendemos também fazer com este Congresso que ficará seguramente para a história, dado o ambiente muito especial que se viveu.”

A Expodentária Portugal, que como é tradição decorreu em simultâneo com o Congresso, recebeu ao longo dos três dias perto de 9.400 visitantes, que percorreram os 360 stands dos 108 expositores presentes. A feira de equipamentos e materiais dentários registou um enorme interesse por parte das empresas, que esgotaram o espaço em cerca de um mês. Em termos de afluência, a Expodentária contou no dia 4 de novembro com 2.768 entradas únicas, 3.334 no dia 5 e 3.275 no último dia.

Consulte a galeria fotográfica do 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas no Facebook.