27 de dezembro é o dia D para a União Europeia. A vacina da Pfizer começou a ser administrada no passado domingo em todos os estados-membros, incluindo Portugal. A tão aguardada vacina foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento e pela Comissão Europeia e as primeiras doses, cerca de dez mil, já chegaram.

Desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, a Cominarty resulta de um ensaio clínico com 44 mil participantes, tendo obtido uma eficácia de 95%, incluindo em indivíduos que apresentam maior risco de desenvolverem sintomas graves da doença, como diabéticos, asmáticos e obesos. A vacina é administrada com duas injeções no braço com, pelo menos, 21 dias de intervalo.

Para esclarecer a sociedade sobre o processo de autorização condicional de introdução no mercado desta e de outras vacinas COVID-19 que venham a ser aprovadas, a Comissão Europeia (CE) disponibilizou um conjunto de “Perguntas e Respostas”. Estas podem ser consultadas no site da Comissão Europeia. Além da informação sobre os processos em curso, a CE explica a diferença entre a Autorização Condicional de Comercialização da UE e as Autorizações para Uso de Emergência.

Na secção Safe COVID-19 vaccines for Europeans, a CE apresenta um guia que visa desmistificar dúvidas quanto à segurança e eficácia da vacinação. Nesta página é possível encontrar a opinião dos especialistas, os factos sobre as vacinas, a estratégia europeia de vacinação, entre outras informações.

A 5 de janeiro de 2021, esperam-se mais 303 mil doses. Recorde-se que a primeira fase de vacinação abrange todos os profissionais de saúde. Uma vez que os médicos dentistas estão particularmente expostos ao vírus, na última reunião entre a OMD e a task force para a elaboração do “Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal” ficou acordado que a vacinação priorize estes profissionais e respetivas equipas ainda no final do próximo mês. O acesso será definido através de parâmetros como a idade ou maior risco de exposição.

A definição da estratégia da vacinação para a COVID-19 em Portugal resulta da articulação do Governo com as instituições europeias competentes.