O bastonário da OMD, Miguel Pavão, esteve reunido esta sexta-feira, 11 de dezembro, com o presidente da task force para a elaboração do “Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal”, Francisco Ramos, e com o diretor do Departamento de Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), Valter Fonseca. Na agenda esteve a integração dos médicos dentistas na primeira fase do processo.

À semelhança do que tem vindo a ser transmitido nos encontros com o Ministério da Saúde, no âmbito da inclusão dos profissionais de saúde oral nos grupos prioritários de vacinação contra a gripe, a OMD salientou junto da task force os motivos que tornam imperativa a inserção dos médicos dentistas na fase 1 da vacinação de COVID-19. Sendo que estes profissionais de saúde estão particularmente expostos ao vírus, ficou acordado que a vacinação priorize os médicos dentistas e respetivas equipas ainda no final de janeiro de 2021. O acesso será definido através de parâmetros como a idade ou maior risco de exposição.

Os prazos avançados dependem também, como tem vindo a ser divulgado pela tutela, da disponibilidade das doses da vacina e das contingências logísticas. Nesse sentido, o bastonário revelou ainda que a OMD contactou todas as Administrações Regionais da Saúde para o levantamento e mapeamento das unidades que permitam a execução deste plano.

Na reunião, foi evidenciado o papel da classe neste combate à pandemia, nomeadamente através da realização de inquéritos epidemiológicos e da participação na linha SNS 24. Fruto do reconhecido desempenho dos médicos dentistas e do envolvimento da OMD com as autoridades de saúde, ficou acordado que a classe pode desempenhar um papel crucial na informação da população sobre a importância da vacinação contra a COVID-19. Assim, a OMD será incluída nos canais privilegiados para promover uma comunicação transparente, clara e objetiva sobre todo o processo.

Recorde-se que a tão esperada campanha de vacinação da população contra a pandemia arranca no início do próximo ano, dependendo da disponibilidade de doses de vacinas e capacidade logística na distribuição. São 22 milhões de doses, que serão distribuídos em três fases, num programa desenhado pela task force criada pelo Governo para definir a estratégia do Plano de Vacinação de COVID-19. As fases foram conhecidas a 3 de dezembro e estão disponíveis para consulta no plano apresentado (pdf).

A task force integra representantes do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério da Administração Interna, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed). O Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Administração Central do Sistema de Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais são as entidades de apoio técnico.

A OMD tem vindo a acompanhar e a participar nesta estratégia quando esta começou a ser preparada pela Comissão Europeia. Desde então, tem estado envolvida em várias frentes, desde a “Estratégia Integrada Outono/Inverno COVID-19”, onde está a trabalhar na inclusão dos médicos dentistas em futuras campanhas de vacinação contra a gripe, passando pelos encontros da Convenção Nacional da Saúde e Conselho Nacional de Saúde, nas quais tem um papel ativo, e pelas reuniões com a tutela e autoridades de saúde para colaboração nos projetos de combate à pandemia.

A definição da estratégia da vacinação para a COVID-19 em Portugal resulta da articulação do Governo com as instituições europeias competentes e inclui a definição dos grupos prioritários, a realização de ações complementares de diversos órgãos, serviços e organismos do Ministério da Saúde, o envolvimento de outras áreas governativas, como o Ministério da Defesa Nacional e o Ministério da Administração Interna (a par das necessárias articulação com as Regiões Autónomas) e a auscultação de organismos relevantes, como é o caso das ordens profissionais.