Vários representantes das ordens profissionais do setor da saúde estiveram reunidos esta quinta-feira, 20 de agosto de 2020, no Auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde com o objetivo de preparar o setor da saúde para os desafios dos próximos meses.

Sob o mote “Estratégia Integrada Outono/Inverno COVID-19”, esta reunião de trabalho foi coordenada pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e pela diretora-geral da Direção-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Os médicos dentistas estiverem representados pelo bastonário, Miguel Pavão, que esteve acompanhado pelo tesoureiro da OMD, Manuel Nunes.

“Nos próximos meses, o sistema de saúde irá enfrentar um esperado aumento da procura de cuidados de saúde, decorrente da sazonalidade das infeções respiratórias causadas pela gripe e outros agentes respiratórios. Este período será, este ano, acrescido das exigências impostas pela COVID-19 e antecipação de um eventual aumento da atividade epidémica”, antecipa o Governo. Nesse sentido, importa definir uma estratégia que permita uma adequada preparação e resposta do setor da saúde como um todo.

“Durante todo o tempo da pandemia, os médicos dentistas conseguiram dar resposta às necessidades de tratamento da população, atendendo os casos de urgência que surgiram”, lembra Miguel Pavão. “A medicina dentária está hoje ainda melhor preparada para enfrentar uma segunda vaga. Os consultórios são espaços seguros e os médicos dentistas estão à altura dos novos desafios”, rematou o bastonário.

Recorde-se que o Governo decretou, a 15 de março, a suspensão de toda a atividade de medicina dentária, com exceção de situações comprovadamente urgentes e inadiáveis. Os médicos dentistas puderam retomar a atividade, de forma condicionada, apenas a 3 de maio, com o final do Estado de Emergência. Este longo período de paragem forçada causou prejuízos avultados nas clínicas de medicina dentária, que dão emprego direto e indireto a dezenas de milhares de pessoas.

Um inquérito realizado pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), em agosto, mostra que em 71% das clínicas e consultórios a faturação caiu quando comparada com os meses de maio e junho do ano passado.

O bastonário da OMD salienta que “estamos a viver uma época sem precedentes na medicina dentária. E se podemos concluir que o impacto nestes primeiros meses [após retoma da atividade] é enorme, não sabemos o que irá acontecer no futuro, nomeadamente, se existir uma segunda vaga. De todas as crises que já atravessámos esta ameaça ser a pior”.

Consulte o artigo “Número de consultas caiu em 70% das clínicas e consultórios de medicina dentária”.