A entrada dos médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde foi um dos temas que o Canal S+ abordou na entrevista ao bastonário da OMD. Orlando Monteiro da Silva fez o balanço de um processo que abriu a porta à medicina dentária nos cuidados de saúde primários. Porém, ressalvou, falta dar um passo para que os profissionais de saúde oral entrem definitivamente no SNS: a carreira.

O responsável lembrou que existe “uma carreira especial”, que foi estruturada graças aos contributos “de um grupo de trabalho onde a Ordem teve um papel fundamental”, e que foi aprovada pelo Ministério das Finanças há quase dois anos. “´É uma carreira médico-dentária” que contém o que é essencial para os médicos dentistas e público em geral e aguarda aprovação do ministro das Finanças.

Aceda ao vídeo da entrevista.

Orlando Monteiro da Silva defende que “uma carreira só faz sentido se ajudar a que as pessoas compreendam qual é o papel do médico dentista e possam usufruir ao máximo daquilo que o médico dentista pode no SNS disponibilizar aos utentes, fundamentalmente aqueles que são desdentados, que têm pouco ou nenhum acesso à saúde oral, pouca capacidade económica e doenças complexas, que exigem muitas vezes intervenção multidisciplinar.”

O bastonário alerta o poder político para as consequências de ter médicos dentistas contratados anualmente. Por fim, lembra que a criação de “uma carreira especial pressupõe um determinado nível salarial”, essencial para fixar profissionais no SNS.