Perante uma audiência atenta, na Alfândega do Porto, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, Ana do Céu, médica dentista da DGS/PNPSO (Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral), e Artur Miler, médico dentista a exercer no SNS, abordaram ontem, 8 de junho de 2018, “O papel do médico dentista na promoção da saúde oral”.

O bastonário da OMD realçou “a importância que estas trocas de impressões”, para as quais afirmou estar sempre disponível, “têm para a medicina dentária e saúde oral em geral”. O acesso da população, a profissão no setor público, o financiamento da saúde oral, a literacia dos utentes ou o papel do médico dentista nas equipas de saúde cada vez mais multidisciplinares foram algumas das questões debatidas pelos intervenientes no painel do encontro anual de gestão para profissionais de medicina dentária, o Dentalbizz.

Orlando Monteiro da Silva recorreu ao Barómetro de Saúde Oral de 2015 para mostrar que “70% dos portugueses procuram informação sobre saúde oral, sendo que 69% o fazem essencialmente junto do seu médico dentista”. Estes dados, segundo o bastonário, mostram que “o trabalho dos médicos dentistas nas suas clínicas e consultórios tem sido fundamental para termos uma população cada vez mais informada em termos de saúde oral”.

Porém, segundo o barómetro realizado pela OMD, mais de 30% dos portugueses ainda não acede a estes cuidados, pelo que o responsável considerou ser “fundamental aumentar o financiamento público na área da medicina dentária, aproveitando a capacidade existente, por forma a colmatar esta situação deslustraste, que é termos uma grande parte da população que não tem capacidade de acesso à medicina dentária”.

Esta questão foi igualmente referida pelos médicos dentistas Ana do Céu e Artur Miler. Ana do Céu realçou que “é essencial o papel do médico dentista a nível dos cuidados de saúde primários”. E avançou com alguns números do projeto-piloto do Governo, atualmente em curso. Desde que a experiência teve início, “já se realizaram 15 mil consultas, sendo que dois mil utentes concluíram o plano de tratamento e três mil estão a ser tratados”.

Por outro lado, indicou que também os projetos que envolvem equipas multidisciplinares, responsáveis por promover a literacia para a saúde oral junto das escolas e da comunidade são importantes, assim como o PNPSO, cujos cheques-dentista, desde que começaram a ser atribuídos, foram utilizados por 73% dos utentes.

Artur Miler falou da existência de um “hiato entre uma grande fatia da população que não consegue ter acesso” a estes cuidados, por diversas razões, e “um outro patamar da medicina dentária de excelência, com um ensino reconhecido”. “Precisamos de diminuir este espaço, de forma a conseguirmos com que as pessoas mais facilmente possam investir na sua saúde oral”, alertou, acrescentando que oferecer uma solução no SNS pode contribuir para diminuir essa margem.

Ainda, Artur Miler não esqueceu também a necessidade de dignificar o médico dentista no SNS, através de uma carreira que “nos permita reivindicar cada vez mais condições e focarmo-nos no que interessa, que é a saúde oral dos utentes que nos procuram”. Uma necessidade partilhada pelo bastonário da OMD, que considerou que “este enquadramento é fundamental porque é estratégico para a profissão”.

Orlando Monteiro da Silva considerou que a experiência-piloto no SNS será limitada, pois como diversos estudos mostram – entre eles o Cuidados de Saúde Oral – Universalização, “os custos para equipar os mais de 300 centros de saúde seriam incomportáveis”. Daí a “necessidade de financiamento público para aceder à capacidade instalada no privado”, que poderá passar pela criação de “um seguro de saúde público” e por melhorar o PNPSO. “Nada disto é conflituante. Podemos ter médicos dentistas nos centros de saúde, nos hospitais e ter um setor privado extremamente forte”, à semelhança do que se verifica em vários países europeus.

685px-20170608-1403-dentalbizz-porto-bastonario-001.jpg
Da esquerda para a direita, Sónia Ramalho, diretora da revista Saúde Oral, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Ana do Céu, médica dentista – DGS/PNPSO, e Artur Miller, médico dentista que exerce no SNS.

685px-20170608-1406-dentalbizz-porto-bastonario-003.jpg
Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

685px-20170608-1455-dentalbizz-porto-bastonario-007.jpg
O DentalBizz decorreu na Alfândega do Porto a 8 de junho de 2017.