O Programa de Intervenção Precoce de Cancro Oral (PIPCO-RAM), encontra-se já elaborado e pronto para começar durante o mês de maio.

Trata-se de um projeto muito semelhante ao PIPCO do Continente, com um conceito inovador que integra médicos dentistas, médicos de família, médicos hospitalares, hospitais e laboratório de referência.

Por estratégia do programa e vontade da Secretaria Regional da Saúde da RAM, representada pelo Instituto de Administração da Saúde (IA Saúde, IP-RAM), nesta primeira fase do projecto, a distribuição dos médicos dentistas pela RAM terá de obedecer a um número específico de médicos dentistas calibrados assegurando  uma distribuição geográfica equilibrada e que realizem o curso teórico-prático de calibragem em diagnóstico diferencial de cancro oral e biópsias da cavidade oral, organizado pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

Este curso integrará o processo de calibragem e seleção dos médicos dentistas candidatos ao PIPCO-RAM. Mais precisamente, no curso teórico, será realizada uma prova teórica que selecionará os 12 médicos dentistas que realizarão posteriormente a calibragem prática. O curso e a prova terão lugar no próximo dia 22 no Funchal. A forma de inscrição, o local e o programa serão divulgados muito em breve por o correio eletrónico e no site da OMD.

O resultado da intervenção hospitalar será do conhecimento do médico dentista e do médico de família.

Todas as informações adicionais e pertinentes, serão disponibilizadas a todos os colegas através do sítio electrónico, OMD eNews e Revista.

Consulte a deliberação urgente do bastonário: “Projeto de Intervenção Precoce do Cancro Oral (PIPCO) na Região Autónoma da Madeira (RAM)” (pdf)