A Ordem dos Arquitetos é a mais recente associação profissional a realizar eleições, ao abrigo do novo estatuto e regulamento eleitoral. José Manuel Pedreirinho assume a presidência e sucede no cargo a João Santa-Rita. Num universo de 13.592 votantes registados participaram 4.118 eleitores que, no passado dia 20 de janeiro e pela primeira vez na história desta Ordem, puderam recorrer ao voto eletrónico.

Também na última semana, a Ordem dos Médicos foi a sufrágio. O sucessor do bastonário José Manuel Silva é Miguel Guimarães, até então presidente da Secção Regional do Norte deste organismo. Venceu as eleições com 73,75% dos votos.

A eleição dos novos órgãos sociais aconteceu a 19 de janeiro e participaram 29% dos médicos. Dos 50.680 médicos registados, votaram 14.685 clínicos, verificando-se uma afluência mais elevada no norte, com 34,3% dos inscritos a votar.

Além do bastonário, os médicos elegeram também os órgãos sociais da Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e também os conselhos disciplinares e os fiscais.

Em dezembro do ano passado, também, os psicólogos elegeram o seu bastonário. Dos cerca de 15 mil membros registados nos cadernos eleitorais da Ordem dos Psicólogos Portugueses votaram 5.209 profissionais. Francisco Miranda Rodrigues foi eleito bastonário a 7 de dezembro de 2016.

Um dia antes, a 6 de dezembro do ano passado, tinha sido a vez dos advogados, que elegeram o seu bastonário na segunda volta, Guilherme Figueiredo. O novo bastonário foi presidente do Conselho Regional do Porto também, na Invicta. Dos cerca de 30 mil advogados, nestas eleições votaram 20.608. Guilherme Figueiredo tomou posse há cerca de duas semanas, a 11 de janeiro de 2017.