O presidente do Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas, Paulo Ribeiro de Melo, foi eleito diretor do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas (CED), durante o plenário de 2 de dezembro de 2016.

Os representantes das organizações que integram o CED elegeram também Doniphan Hammer (França) e Freddie Sloth-Lisbjerg (Dinamarca) para diretores e Michael Armstrong (Reino Unido) para tesoureiro.

O novo Conselho do CED assumiu funções a 3 de dezembro de 2016. A votação decorreu na Assembleia-Geral semestral, em Bruxelas, na Bélgica. Os novos diretores e tesoureiro vão juntar-se à equipa composta pelo presidente Marco Landi, pelo vice-presidente e diretor Piret Väli (Estónia) e pelos diretores Alexander Tolmeijer (Holanda) e Hans Schrangl (Áustria).

Paulo Ribeiro de Melo é presidente do grupo de trabalho do CED “Educação e Qualificações Profissionais” e vice-presidente do Comité de Saúde Pública da Federação Dentária Internacional. É doutorado em Medicina Dentária Conservadora, pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMUDP), onde é professor associado desde 2008.

Na última década, o responsável tem representado a profissão no contexto internacional a vários níveis. Desde 2010, é membro dos grupos de trabalho da Organização Regional Europeia (ERO) “Educação contínua médica” e “Relações entre os médicos dentistas e as faculdades”. Entre 2010 e 2012 integrou o grupo de trabalho da ORCA-ADEE “Programa curricular de Cariologia na Europa”.

Paulo Ribeiro de Melo integra os corpos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas desde 2001, tendo desempenhado o extinto cargo de secretário-geral da OMD de 2009 a 2015. Atualmente, preside o Conselho Geral, um novo órgão social criado na sequência da entrada em vigor dos novos estatutos da OMD.

Entre as várias funções e cargos que desempenha, o novo membro da direção do CED dirige a edição portuguesa da publicação internacional JADA, é responsável pelo Departamento de Saúde Pública Oral do Instituto de Saúde Pública da UP e integra o Conselho Científico da FMDUP. Foi também co-coordenador do 3º Estudo Epidemiológico Nacional das Doenças Orais e é membro da Comissão de Acompanhamento do PNPSO – cheque dentista.

O Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) é uma associação europeia sem fins lucrativos que representa mais de 340.000 médicos dentistas na Europa, através de 32 ordens e câmaras profissionais nacionais de 30 países europeus.

Criado em 1961 para aconselhar a Comissão Europeia em matérias relacionadas com a profissão de médico dentista, o CED pretende promover elevados padrões em cuidados de saúde oral e de medicina dentária com o exercício profissional efetivamente centrado na segurança do utente e contribuir para a proteção da saúde pública.

 

20161201-ced-assembly-01.jpg

20161202-ced-assembly-02.jpg