Agora que caiu o pano sobre o XXV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, é tempo de balanço e de agradecimento a todos os que tornaram o congresso de 2016 memorável.

Celebrámos a 25ª edição do nosso congresso. Foram 24 edições de crescente sucesso que precederam o congresso deste ano e que culminaram num elogio a todos os que ao longo dos anos trabalharam para que as bodas de prata fossem celebradas de um modo agregador.

A exposição dos 25 anos contou-nos a história e as estórias do nosso congresso. É um registo que perdurará e que pretendemos que não seja estanque. Existe uma vontade de continuar a escrever a história do congresso e de a transportar para um ambiente onde possa ser vista por todos. Este é um dos nossos desafios para os próximos tempos.

Recebemos 76 conferencistas nacionais e 30 internacionais, aumentámos a oferta de cursos hands-on e tivemos, uma vez mais, três dias dedicados a temas socioprofissionais. Do ponto de vista científico, o congresso foi um sucesso tendo os auditórios registado uma afluência muito elevada e por vezes esgotado sua capacidade.

A Expo-Dentária foi a maior de sempre tendo ocupado cerca de 8 mil metros quadrados e tendo estado presentes 111 empresas nacionais e estrangeiras. As dinâmicas criadas este ano entre os auditórios e a Expo-Dentária proporcionaram um maior contacto entre expositores, congressistas e visitantes o que veio favorecer todos os envolvidos.

A Expo-Dentária foi ainda palco de um flashmob que antecedeu a sua inauguração oficial e que para além de trazer cultura ao nosso evento permitiu por um lado agradecer aos expositores e por outro contribuir para a formação artística de um grupo de jovens alunos de uma escola de dança da cidade do Porto.

Foram três dias preenchidos, mas cujo resultado final foi muito satisfatório.

Um congresso também é um evento social e como tal reunimos mais de mil pessoas entre órgãos sociais da OMD, funcionários, convidados, expositores, conferencistas e congressistas num jantar inédito e que decorreu na Alfândega do Porto. Foi muito interessante verificar que eventos destes unem as pessoas pois permitem uma maior aproximação entre todos. O jantar foi o mote para a festa do congresso que decorreu no mesmo local. A festa do congresso é já uma instituição e foi mais uma vez um enorme sucesso.

Ao longo de mais de um ano a Comissão Organizadora e a Comissão Cientifica do XXV Congresso da OMD com o apoio do Conselho Diretivo da OMD tudo fizeram para inovar, melhorar e honrar o maior congresso na área da saúde em Portugal. Penso que conseguimos atingir a maior parte dos objetivos a que nos propusemos.

Em nome de todos os que contribuíram para o sucesso do XXV Congresso da OMD, quero agradecer a todos os conferencistas, congressistas, expositores e convidados o facto de terem estado presentes e de terem dado o seu contributo para sucesso deste evento.

Aproveito para vos convidar a estarem presentes no Congresso Anual da OMD de 2017, que decorrerá em Lisboa e que tenho a certeza superará todas as expectativas.

Até breve.

Pedro Ferreira Trancoso

Presidente da Comissão Organizadora do XXV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

 


 

A galeria de fotografias do congresso está disponível num álbum do Facebook.

 

Flashback primeiro dia (10 novembro 2016)

Fotogaleria animada do primeiro dia de congresso (10 novembro 2016)

Flashback segundo dia (11 novembro 2016)

Fotogaleria animada do segundo dia de congresso (11 novembro 2016)

Flashback terceiro dia (12 novembro 2016)

Fotogaleria animada do terceiro dia de congresso (12 novembro 2016)