A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu esta quinta-feira, 17 de novembro de 2016, com o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, liderou a delegação da Ordem que se deslocou à sede do Governo Regional, no Funchal. No encontro, que teve como finalidade a troca de cumprimentos e de impressões sobre a saúde oral na região, participou o representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da OMD, Gil Fernandes Alves.

Durante a reunião, o bastonário da OMD teve a oportunidade de conhecer as várias frentes de atuação do Governo Regional na prestação de cuidados de saúde oral às populações e que não têm paralelo no continente. “Tive a possibilidade de referenciar a abordagem na região a vários níveis, nomeadamente a convenção existente entre os médicos dentistas, o Governo Regional e a ADSE para disponibilizar cuidados de saúde oral aos utentes”, explicou Orlando Monteiro da Silva.

“Em segundo, realço a presença dos médicos dentistas nos centros de saúde da região e no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, o que representa uma mais-valia para a população. De salientar ainda a retoma, embora em moldes diferentes, do programa regional ‘Madeira a Sorrir’”, acrescentou.

O programa regional de saúde oral, ‘Madeira a Sorrir’, foi um dos temas em destaque neste encontro, uma vez que foi relançado em outubro e que na primeira fase vai percorrer as escolas do 1º ciclo com ensino pré-escolar.

O novo modelo será implementado nos próximos quatro anos e aposta na estratégia de prevenção e realização de rastreios junto da população escolar, abrangendo as creches, infantários e escolas do 1º ciclo.

As ações serão desenvolvidas por equipas de médicos dentistas e higienistas orais do serviço de Saúde Oral do SESARAM, EPE. Por outro lado, o programa pretende reforçar o acesso aos tratamentos dentários, via centros de saúde.

O representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da OMD saudou a retoma desta iniciativa, pois considera que “vai permitir que não se perca o trabalho feito nas escolas da toda a região nos últimos anos”. “É uma medida que irá dar continuidade ao trabalho anterior e tem um papel importante na promoção da saúde oral, pois vai contribuir para a criação de conhecimento e implementação de hábitos preventivos”, esclareceu Gil Fernandes Alves.

O responsável referiu ainda que foi proposto a Miguel Albuquerque que o programa de promoção de saúde oral da região inclua formação complementar nesta área para as equipas que prestam cuidados domiciliários à população idosa. “O senhor presidente do Governo Regional da Madeira considerou este assunto de alta importância. Atualmente os profissionais que prestam este tipo de cuidados não estão dotados para ajudar os idosos na execução da sua higiene oral. Consideramos que faz todo o sentido dotar/capacitar estas equipas com formação complementar para cuidados na área da saúde oral”, indicou, acrescentando que a medida será proposta para inclusão no Programa Regional de Saúde Oral.

685px-20161117-1147-madeira-governo-regional-006.jpg
Da esquerda para a direita, Gil Fernandes Alves, representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira.

685px-20161117-1232-madeira-governo-regional-018b.jpg
Comitiva da Ordem dos Médicos Dentistas em declarações à comunicação social regional.

685px-20161117-1146-madeira-governo-regional-003.jpg
Fotografia de grupo. Miguel Albuquerque tomou posso como presidente do Governo Regional da Madeira a 20 de abril de 2015.

Reunião na comunicação social regional: