Médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde, pagamentos do cheque-dentista, interesse em formação no programa de prescrição, utilização das tecnologias de informação em clínicas/consultórios de medicina dentária, implementação da comissão pericial da OMD, diagnóstico à empregabilidade e auscultação da opinião dos médicos dentistas sobre os diversos cursos do Centro de Formação Contínua são alguns exemplos dos inquéritos promovidos pela Ordem dos Médicos Dentistas juntos dos seus membros.

Independentemente dos resultados de cada estudo, todos têm um denominador comum: a adesão dos profissionais a estas ações. Face a esta elevada participação, a OMD reconhece o interesse e tempo despendido pelos médicos dentistas na resposta aos nossos inquéritos.

Destacamos que, em virtude da disponibilidade demonstrada por grande parte dos nossos membros em participar nos inquéritos OMD, conseguimos incluir esses dados em outros estudos, como é o caso do diagnóstico profissional da classe ou o Barómetro de Saúde Oral.

Por outro lado, permite-nos ter um conhecimento mais atual e profundo da realidade da medicina dentária em Portugal. As respostas fornecidas pelos inquéritos enviados pela OMD são ainda integradas no Observatório da Saúde Oral, que disponibiliza um conjunto de informações abrangentes e fundamentais para o exercício da profissão.

Com o envolvimento de todos os médicos dentistas tem sido possível delinear a estratégia da OMD nas mais variadas vertentes. Os dados fornecidos por todos os colegas que respondem aos inquéritos contribuem para o reforço da posição da Ordem sobre determinados assuntos, através da apresentação dos resultados dos nossos estudos.

Por tudo isto, esperamos continuar a contar com o contributo de todos os profissionais para os próximos inquéritos que estamos a desenvolver e que serão conhecidos em breve.