As 16 ordens profissionais representadas no Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) foram recebidas em audiência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Neste encontro, realizado quinta-feira, 28 de abril, em que marcaram presença 13 bastonários, incluído o presidente do Conselho Geral do CNOP e a presidente da sua Comissão Executiva, foram apresentados cumprimentos institucionais.

Foi destacado o papel do CNOP como parceiro social e a necessidade de o aprofundar.

Todos os bastonários presentes tiveram ainda a oportunidade de apresentar ao Presidente da República um relato sobre a política de formação de recursos humanos nas respetivas profissões qualificadas e o seu impacto na empregabilidade.

Por último, Marcelo Rebelo de Sousa teve oportunidade de partilhar com todos a sua visão detalhada sobre a atualidade política nacional e internacional.

A duração da audiência foi de cerca de duas horas e meia. No final, o presidente do CNOP e bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, ofereceu, em nome do CNOP, ao Presidente da República uma caixa com os pins e logótipos de cada uma das ordens profissionais.


Da esquerda para a direita, Rui Martinho (bastonário da Ordem dos Economistas), José Matos (bastonário da Ordem dos Biólogos), João Maia Rodrigues (bastonário da Ordem dos Notários), José Carlos Resende (bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução), Orlando Monteiro da Silva (bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas e presidente do CNOP), Elina Fraga Bastonária (bastonário da Ordem dos Advogados), Jorge Cid (bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários), Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República), João Santa-Rita (bastonário da Ordem dos Arquitetos), Filipa Carvalho Marques (advogada presidente da Comissão Executiva do CNOP), José Azevedo Rodrigues (bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas), José Manuel Silva (bastonário da Ordem dos Médicos), Ana Rita Cavaco (bastonária da Ordem dos Enfermeiros) e Carlos Matias Ramos (bastonário da Ordem dos Engenheiros).