Um rastreio de saúde oral na Madeira vai juntar, pela primeira vez, jovens de 13 anos. O projeto é da Associação de Desenvolvimento do Norte (Adenorma) e juntou a Ordem dos Médicos Dentistas na Madeira. Para já, 12 médicos dentistas aderiram a este projeto de promoção da saúde oral.

Veja abaixo uma reportagem transmitida pela RTP Madeira (Telejornal Madeira) sobre a iniciativa, com declarações de Medeiros Gaspar, presidente da Adenorma, e de Gil Fernandes Alves, representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas.

Gil Fernandes Alves explicou que, “em acordo com a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, concretamente com o Instituto da Administração da Saúde, definiu-se como faixa etária, para ser alvo do rastreio, as crianças de 13 anos. Portanto, serão abrangidas todas as crianças da Região Autónoma da Madeira que, em termos de amostragem, serão cerca de 1300 crianças”.

Depois do rastreio, o tratamento deve ser seguido como prioridade para os casos mais graves. “Colaboramos com o rastreio, mas há que tentar arranjar soluções para aquilo que vamos diagnosticar, que são necessidades de tratamento. Portanto, há uma primeira fase para as situações que forem consideradas mesmo urgentes, em que haverá uma colaboração da parte do Sesaram (Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira) através dos centros de saúde onde existe medicina dentária”, esclareceu o representante da OMD na Madeira.

 

Abrir vídeo em nova janela. Transmitido na RTP Madeira – Telejornal Madeira, 23 outubro 2013.