«A Cadeira dos Sonhos» é o nome do livro digital que a médica dentista Sónia Araújo Santos lançou no dia europeu da saúde oral, a 13 de setembro.

Ficção e realidade misturam-se quando a própria autora entra no livro assumindo a personagem de médica dentista, profissão que exerce no dia-a-dia.

A obra, redigida em parceira com a escritora Maria Isabel Loureiro, é vocacionada para o tratamento de crianças, visando promover de forma didática, acessível e divertida a saúde oral entre os mais novos.

Para além da história que pode ser lida e trabalhada nas bibliotecas e sala de aulas, este livro contêm um texto informativo, escrito de forma acessível para as famílias e educadores.

Além da promoção da saúde oral, a médica dentista Sónia Araújo Santos, que é representante da Região Sul no Conselho Diretivo da OMD, explicou que a obra pretende facilitar a primeira consulta no médico dentista “fazendo desaparecer os medos” e apresentando também alguns jogos didáticos para entreter as crianças. «A Cadeira dos Sonhos» termina com um capítulo inteiramente dedicado aos pais e/ou educadores para esclarecimento de dúvidas.

O livro está apenas disponível, por enquanto, em versão online no site da Saúde Oral Bibliotecas Escolares (SOBE), uma iniciativa da Direção Geral de Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.

 

600px-capa-v2
Clique para descarregar o livro em PDF (2.3 MB)