No 101º Congresso Anual Mundial da Federação Dentária Internacional que decorre em Istambul, Turquia, de 28 a 31 de Agosto 2013, a Assembleia Geral da FDI emitiu a seguinte declaração:

(Aceda agora ao site da Federação Dentária Internacional para assinar esta declaração.)

  • Defender consistentemente a saúde oral enquanto direito humano fundamental e parte integrante da saúde geral e do bem-estar, e:

Considerando que

  • A cárie dentária e a doença periodontal representam os mais comuns e mais frequentes encargos com a saúde oral global (a cárie e a doença periodontal afetam mais de 90% da população mundial) e o cancro oral é o oitavo mais comum, responsável por 400.000 a 700.000 mortes por ano a nível mundial.
  • A evidência científica comprova uma associação significativa entre as doenças orais e as doenças ou desordens sistémicas. As doenças não transmissiveís, tais como diabetes, cancro, doença cardiovascular, respiratória e da cavidade oral, partilham fatores de risco, incluindo uma dieta pouco saudável, tabagismo e consumo excessivo de álcool. É, portanto, crucial adotar uma abordagem multidisciplinar e uma colaboração melhorada entre as profissões da saúde.
  • 36 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a DNT e 86% das mortes prematuras ocorrem nos países em desenvolvimento. Os médicos dentistas, para além de defenderem e promoverem a saúde oral, estão empenhados em assumir uma maior responsabilidade no contributo para a melhoria da saúde geral, da qualidade de vida e do bem-estar dos doentes individualmente e da população em geral. Alinhados com a Visão 2020 da FDI, os médicos dentistas estão dispostos a apoiar o Plano de Ação 2013-2020 da OMS para DNT e a desempenhar um papel fundamental na persecução dos seus objetivos.

Apelo

  • À FDI e às associações que a integram para que apoiem uma maior abrangência no âmbito do exercício dos médicos dentistas e que salientem a necessidade dos médicos dentistas alargarem o seu papel e as suas responsabilidades para a melhoria da saúde geral e do bem-estar da comunidade que servem.

Apelo ainda

  • Aos líderes da saúde a nível nacional, regional e mundial para que reconheçam a saúde oral como um componente essencial da saúde geral e para que promovam uma abordagem colaborativa interprofissional reforçada no desenvolvimento das políticas globais e nacionais.

(Aceda agora ao site da Federação Dentária Internacional para assinar esta declaração.)

 

670x432-istambul-declaration
De lado, o presidente da Comissão Científica da Federação Internacional, Li-Jian Jin (à direita), acompanhado pelo seu vice-presidente Harry-Sam Selikowitz (à esquerda). Ao centro, o presidente da Federação Dentária Internacional, Orlando Monteiro da Silva (à esquerda), assina a declaração de Istambul, juntamente com o presidente da Associação Dentária da Turquia, Taner Yücel (à direita).