Médicos dentistas dos Açores defendem integração nos hospitais da Região

Os cuidados de saúde oral seriam muito melhores se houvesse médicos dentistas em equipas multidisciplinares nos hospitais dos Açores, relembrou Artur Lima

Os cuidados de saúde oral seriam muito melhores se houvesse médicos dentistas em equipas multidisciplinares nos hospitais dos Açores, relembrou Artur Lima, representante daquela região autónoma do Conselho Diretivo da OMD.

As declarações, publicadas no jornal regional Diário Insular (pdf), tiveram lugar no VII Reunião de Saúde Oral dos Açores, que decorre de 6 a 8 de junho, na Ilha Graciosa.

No encontro será discutida a hipótese de integração destes profissionais nos hospitais dos Região. A proposta não é nova (Consultar OMD apresenta contributos para a saúde oral dos Açores), mas é considerada importante.

O projeto, recorda Artur Lima, já foi debatido no arquipélago. No entanto, a integração de médicos dentistas em equipas multidisciplinares de estomatologia e medicina dentária não foi aceite pelo Governo Regional, nem foi integrada no plano de reestruturação do setor, apresentado recentemente pela tutela.

“Tal como já acontece noutros lugares – em IPOs, por exemplo – esta medida permitiria alargar os cuidados de saúde oral, nomeadamente a diabéticos ou doentes com patologias cardíacas, que não podem entrar no bloco operatório com cáries. No entanto, o Governo Regional não aceitou nem considerou esta proposta, que fazia parte de um parecer da Ordem dos Médicos Dentistas, o que lamentamos profundamente”, recorda.

Segundo Artur Lima, a medida constituiria um passo importante na melhoria dos cuidados de saúde na Região, tal como foi, também, a integração de quadros de médicos dentistas nos centros de saúde, o que já permitiu fazer decrescer os índices de cáries dentárias, em crianças, para números de nível europeu.

O médico dentista Artur Lima fez mais declarações, que poderá ler no artigo completo do Diário Insular (pdf) e na entrevista à Rádio Clube de Angra (mp3).