A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) está preocupada com o impacto do tabaco nas doenças orais e lançou um inquérito aos médicos dentistas para aferir a forma como acompanham os doentes fumadores, bem como os hábitos tabágicos dos próprios médicos dentistas.

As conclusões demonstram que há cada vez menos médicos dentistas fumadores, 42%, e que estão cada vez mais atentos aos efeitos que o tabagismo pode ter nos doentes, 96% dos que responderam referiram que questionam os doentes sobre o consumo de tabaco.

Os hábitos tabágicos diminuem a resposta do sistema imunitário perante as infeções orais. As consequências do hábito do tabaco, vão desde a simples halitose, conhecida como mau hálito, até doenças mais graves como o cancro oral, que tem neste hábito o principal fator de risco. As doenças das gengivas e as dificuldades de cicatrização também são mais comuns entre os fumadores. O tabaco aumenta também os riscos de defeitos congénitos, como o lábio leporino e a fenda palatina nos filhos de mulheres que fumam durante a gravidez.

Para o bastonário da OMD “é muito importante que os médicos dentistas estejam atentos aos hábitos tabágicos dos doentes, porque a relação entre as doenças da cavidade oral e o consumo de tabaco constitui a oportunidade ideal para os profissionais da saúde oral participarem em iniciativas de controlo do tabagismo e em programas de desabituação tabágica”.

No inquérito realizado pela OMD e a que responderem mais de 1800 médicos dentistas, 91% afirma que conversa com os doentes sobre os malefícios do tabaco, mais de 80% aconselha programas ou consultas de cessação tabágica e 13% prescreveram terapias de reposição da nicotina.

Orlando Monteiro da Silva refere que “as respostas a este inquérito mostram que há grande consciência sobre o problema do tabaco, mas que é preciso divulgar mais e melhor as soluções para quem pretende deixar de fumar e é nesse sentido que a Ordem vai desenvolver maiores esforços. Até porque as estatísticas internacionais demonstram que, quando os profissionais de saúde incentivam e ajudam os doentes a deixar o vício do tabaco, as taxas de interrupção do hábito de fumar sobem entre 15 e 20%”.

Os médicos dentistas estão especialmente posicionados nesta matéria pois podem intervir precocemente sobre uma faixa da população que não estando doente, ou não se considerando como tal, está exposta a este fator de risco.

A terapia de substituição de nicotina está já na Lista de Medicinas Essenciais da Organização Mundial de Saúde, que prevê que em 2030, o tabaco possa vir a ser a maior causa de morte em todo o mundo.

Cerca de 6 milhões de pessoas morrem anualmente devido ao consumo de tabaco, quer de forma direta, enquanto fumadores ativos, quer de forma indireta, como fumadores passivos.

 


A 31 de maio comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A Organização Mundial da Saúde alerta, este ano, para a necessidade de acabar com a publicidade, promoção e patrocínios ao tabaco.

Para informação adicional, a Organização Mundial da Saúde criou um site da campanha e um vídeo promocional.

 


Clipping da comunicação social

http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/dentistas-fumar-dia-mundial-sem-tabaco-nicotina-cessacao-tabagica-tabaco/1455462-4071.html
http://www.ptjornal.com/2013053016444/geral/saude/dia-mundial-sem-tabaco-tabagismo-e-dos-principais-fatores-de-risco-para-doencas-orais.html
http://local.pt/tabaco-e-dos-principais-fatores-de-risco-para-as-doencas-orais/
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/mais-de-80-dos-dentistas-aconselham-consultas-ou-programas-para-deixar-de-fumar-1596037
http://www.diariocidade.pt/?p=57252
http://www.noticiasaominuto.com/pais/78220/80-dos-dentistas-aconselham-consultas-para-deixar-de-fumar#.UahzApyi7Rs
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3249596
http://www.saudeoral.pt/news.aspx?menuid=8&eid=6205&bl=1
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=60965&idSeccao=556&Action=noticia#.Uah0GJyi7Rs
http://farmacia.netfarma.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=12758&Itemid=1
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/dentistas-combatem-tabaco
http://mulher.sapo.pt/beleza-e-bem-estar/saude/artigo/tabaco-e-saude-oral
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=109530
http://www.radionova.fm/noticias/ler/13270
http://www.obaluarte.net/pagina/edicao/2/1/noticia/9523
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/mais-de-80-dos-dentistas-aconselham-consultas-ou-programas-para-deixar-de-fumar.html
http://noticias.netglobo.org/saude/28298-mais-de-80-dos-dentistas-aconselham-consultas-ou-programas-p%C3%BAblico-pt
http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/31-05-13/mais-de-80-dos-dentistas-aconselham-consultas-ou-programas-para-deixar-de
http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Sociedade/Dentistas-no-combate-ao-tabaco.aspx