As candidaturas para a 7ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde (PBPS) decorrem entre 2 de maio e 11 de junho de 2013.

Esta iniciativa tem como objetivo distinguir o trabalho dos profissionais ou das equipas dos serviços dos setores público, privado e social, que se destaquem pelo desenvolvimento de projetos na área da qualidade e/ou inovação.

Pretende-se que contribuam para a melhoria dos resultados em saúde, assim como proporcionar maior divulgação das boas práticas em saúde, a nível nacional e internacional, na expetativa de que os projetos apresentados e selecionados possam ser replicados ou constituir incentivo para novos projetos em áreas afins.

O Prémio de Boas Práticas em Saúde resulta de uma parceira entre a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS) e com as Administrações Regionais de Saúde (ARS’s).

Nesta edição de 2013, centrada no tema “Qualidade e Inovação”, pretende-se acompanhar os desafios que se colocam à gestão e disponibilização de cuidados de saúde e, em especial, as preocupações das “Grandes Opções do Plano – Saúde”, concretamente no que respeita à estratégia “Melhoria da qualidade dos cuidados e da segurança do doente”.

Assim, selecionaram-se como temas:

  • Segurança do doente (nomeadamente nas áreas da prevenção e controlo da infeção associada aos cuidados de saúde, prevenção e controlo da resistência aos antibióticos, prevenção de quedas, combate ao erro medicamentoso, combate ao erro cirúrgico, entre outras);
  • Engenharia de processos e sustentabilidade na prestação de cuidados de saúde (Inovação/Eficiência);
  • Implementação de boas práticas de governação clínica, com o envolvimento das direções clínicas dos cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários.

Para mais informações, consulte a informação da Direção-Geral da Saúde (pdf, 596 KB), o regulamento de candidaturas (pdf, 432 KB) e o site oficial do Prémio em www.boaspraticasemsaude.com.