Artrocentese no tratamento das DTM’s – Técnica convencional vs. agulha única

Póster > Revisão > Oclusão

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 126

Susana Beatriz Ferreira Dias

Universidade de Lisboa

Maria João Baginha Lança Falcão
Pedro Crispim
Maria Carlos Quaresma
João Caramês

A artrocentese é um procedimento cirúrgico que consiste na lavagem do compartimento superior da articulação temporomandibular. A técnica de agulha única foi sugerida de modo a melhorar a tolerância do paciente a este procedimento.

Objetivos: Revisão da literatura de modo a averiguar a existência de evidência científica que compare a técnica convencional de artrocentese com a de agulha única no tratamento das DTM’s.

Materiais e métodos: Realizou-se uma pesquisa até novembro 2015 na MEDLINE e na COCHRANE por revisões sistemáticas, meta-análises, ensaios clínicos aleatorizados e controlados e estudos comparativos. Restringiu-se a pesquisa a artigos em português, inglês e espanhol, estudos em humanos e publicações desde 2005.

Palavras-chave: “Temporomandibular joint AND Arthrocentesis”, “Temporomandibular joint (Arthrocentesis AND single needle)”. Obtiveram-se 60 artigos, dos quais foram selecionados 15, incluindo uma meta-análise. A avaliação crítica dos artigos foi realizada recorrendo às CASP.

Resultados: A evidência atual demonstra que não existem diferenças significativas entre as duas técnicas no tratamento de vários tipos de DTM’s, mas estão descritas algumas vantagens na artrocentese de agulha única, como o tempo de execução e a tolerabilidade do paciente.

Conclusões e Implicações Clínicas: A literatura atual que compara as duas técnicas é escassa, heterogénea e apresenta algumas limitações. Foi possível percecionar vários problemas nos estudos, impossibilitando retirar conclusões definitivas. Assim, mantém-se a necessidade de estudos futuros que contornem estas limitações e auxiliem o clínico na escolha do tratamento.

Palavras-chave: Artrocentese, agulha única, técnica convencional, desordens temporo-mandibulares, articulação temporo-mandibular, minimamente invasivo.

DTM’s – Desordens temporomandibulares

CASP – Critical Appraisal Skills Programme