Apresentação

XXV Congresso, “Uma estória de sucesso”

Há precisamente uma semana arrancava o XXV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas e com ele se assinalava uma data muito especial: um quarto de século de encontros de medicina dentária. De 1992, ano da primeira edição, até 2015 contabilizaram-se muitos sucessos, que foram novamente replicados este ano.

Cerca de uma centena de conferencistas, nacionais e estrangeiros, passaram pelos auditórios da Exponor, em Matosinhos. As comissões organizadora e científica não esqueceram a formação prática, com a realização de três cursos hands-on, uma aposta ganha a avaliar pela elevada procura. As sessões dos temas socioprofissionais reuniram intervenientes de várias áreas e nacionalidades. O percurso da regulação em medicina dentária e a mobilidade dos profissionais no âmbito da União Europeia foram o assunto de destaque da sessão que juntou os responsáveis das principais organizações internacionais: Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD; Gilbert Bouteille, presidente Ordre National des Chirurgiens Dentistes (França); Óscar Castro Reino, presidente do Consejo General Dentistas (Espanha); Marco Landi, presidente do Council of European Dentists (CED); Gerhard Seeberger, presidente da Assembleia-Geral da FDI World Dental Federation; Andrew I Spielman, Associate Dean for Academic Affairs NYU; Cédric Grolleau, jurista na Ordre National des Chirurgiens Dentistes e Filipa Carvalho Marques, diretora do departamento Jurídico da OMD.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, participou na sessão solene de abertura do congresso e reconheceu que o Governo tem “a perfeita consciência de que ainda há muito a melhorar, quer nas condições de trabalho, quer nos regimes contratuais, quer nos processos de recrutamento dos profissionais, quer na construção de uma carreira digna para os médicos dentistas no SNS, mas o mais importante é que a porta foi aberta”.

Orlando Monteiro da Silva saudou Fernando Araújo pelo “empenho em levar a cabo o projeto do Governo de inserir em centros de saúde devidamente equipados, médicos dentistas e assistentes dentários para atendimento da população com doenças crónicas e economicamente desfavorecida do SNS nos centros de saúde eleitos das regiões de Lisboa e Alentejo”. No seu discurso, o bastonário da OMD não esqueceu as bodas de prata das edições do congresso e descreveu o evento como “uma estória de sucesso. De progressão. De superação. De alegria. De qualidade. De envolvimento da profissão e dos médicos dentistas. De trabalho em equipa. Das várias equipas da OMD”. Uma “estória” que ficou retratada na exposição de fotografia.

Cada congresso exige uma enorme entrega e empenho da equipa que assume o desafio de idealizar e organizar este encontro. No seu discurso, o presidente da Comissão Organizadora, Pedro Ferreira Trancoso, realçou o “envolvimento e entrega” de todos aqueles que ajudaram a erguer o congresso. “Quero agradecer aos membros da Comissão Organizadora terem partilhado a minha visão deste evento e me terem apoiado ao longo deste último ano de trabalho intenso. Sem estes a tarefa de levar a cabo esta obra seria hercúlea”, reconheceu.

Destaque ainda para a Expo-Dentária que neste regresso ao Norte voltou a bater recordes ao apresentar a maior área de exposição de sempre (cerca de 8 mil metros quadrados ocupados por 11 empresas), que privilegiou a relação entre auditórios/Expo-Dentária, com a circulação dos congressistas a ser feita quase exclusivamente através da feira.

As 25 edições do congresso foram assinaladas com um jantar aberto a toda a classe, cujo resultado foi o êxito que todos esperaram. Na Alfândega do Porto assistiu-se ao reencontro de mais de 1000 profissionais de medicina dentária, em que o convívio, a união da classe e a boa disposição foram a tónica deste jantar que antecedeu a “tradicional” festa do congresso.

Para ajudar a alcançar a meta da maratona que foram os três dias de congresso, o ultramaratonista Carlos Sá foi o convidado do último dia e deu uma lição de motivação e resiliência. Valores que têm sido abraçados pelas várias equipas que a cada ano aceitam a missão de organizar o maior evento de medicina dentária português.

 

Consulte o álbum de fotos no Facebook do XXV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.