Lipoma da cavidade oral – A propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos Posters – 11 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 119

Sérgio Carvalho

Susana Carrapatoso
Arnaldo Sousa
Barbas do Amaral
Luís Monteiro

Homem de 60 anos, foi enviado por colega para consulta de patologia oral por tumefação do vestíbulo inferior direito, com 1 ano de evolução. O doente tinha hipertensão arterial e Diabetes mellitus tipo II. Ao exame objetivo apresentava um nódulo amarelado, de 3x2cm de tamanho localizado na mucosa vestibular direita inferior, adjacente à região mandibular entre 42 e 46, não doloroso à palpação e móvel em todos os planos exceto na face mandibular. Sem outras lesões mucosas ou cutâneas e sem alterações em OPG. O diagnóstico presuntivo correspondeu a um Lipoma. Foi realizada biopsia excisional onde o relatório anatomo-patológico revelou um lipoma.

Discussão: As caraterísticas de evolução, cor, consistência e mobilidade indicativas de benignidade levaram à suspeita de um diagnóstico de lipoma. Após exploração cirúrgica o aspeto macroscópico da lesão foi muito sugestivo de lipoma e a facilidade de enucleação de toda a lesão “in toto” levou-nos a realizar a sua biopsia excisional. Quando a excisão é completa, como verificado neste caso, a recidiva é rara. Não encontramos sinais ou outros sintomas onde o lipoma pudesse estar associado a doença sindrómica. Dada as características clinico-patológicas e a eliminação completa da lesão o prognóstico é favorável.

Conclusão: O lipoma é uma frequente neoplasia benigna na cavidade oral, embora o caso descrito tenha uma localização pouco habitualmente descrita. As caraterísticas clínicas permitiram presumir o seu diagnóstico embora o exame anatomo-patológico fosse decisivo para o seu diagnóstico.