Diagnóstico precoce e exérese cirúrgica de um odontoma complexo – Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 104

Patrícia Fonseca

Universidade Católica Portuguesa

Miguel Ângelo Gouveia
Nelma Gomes
Ana Rita Casanova

Descrição do caso clínico: Paciente masculino, com 7 anos de idade, sem antecedentes de saúde geral ou oral relevantes, foi observado em consulta Odontopediátrica de rotina no Hospital Privado de Alfena em abril 2016. No exame intraoral deteta-se a ausência do dente 64 e aumento do volume vestibular na região posterior esquerda da maxila. Na anamnese nega qualquer tipo de sintomatologia ou trauma na região referida. Excluiu-se a possibilidade de extração precoce do 64, confirmando-se a sua falta de erupção. Com o recurso a meios auxiliares de diagnóstico (radiografia apical, ortopantomografia e tomografia) observou-se a presença de um possível odontoma complexo. O tratamento efetuado consistiu na remoção do mesmo e curetagem cirúrgica, seguida de análise anatomopatológica que confirmou o diagnóstico clínico de odontoma complexo. O pós-operatório decorreu sem complicações e após uma semana o paciente apresentava-se com ausência total de sintomatologia dolorosa.

Discussão: Os odontomas são os tumores odontogénicos mais frequentes e definem-se como uma malformação benigna dos tecidos dentários. São categorizados pela Organização Mundial da Saúde em odontomas complexos e compostos. Normalmente, são assintomáticos e diagnosticados através de exames radiográficos de rotina. O tratamento para este tipo de lesão é a exérese cirúrgica e o prognóstico é favorável.

Conclusões: O diagnóstico precoce do odontoma, bem como a sua remoção cirúrgica, previne futuras complicações orais (transtornos oclusais, estéticos, fonéticos, retenção da dentição permanente, endodontia de dentes adjacentes e/ou erupções ectópicas) muitas das vezes de difícil resolução.

Palavras-chave: tumores odontogénicos, odontoma complexo, diagnóstico precoce, exérese cirúrgica, erupção dentária, odontopediatria