Mesiodens: Deteção e intervenção cirúrgica precoce

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 097

Liliana Dias

Diana Bastos-Aires
Inês Correia
Rosa Couto
Otília Pereira-Lopes

Descrição sumária dos casos clínicos: Caso 1: Paciente do sexo feminino, 9 anos de idade, compareceu na consulta acompanhada pela mãe, cuja principal preocupação era a “presença de um espaço entre os incisivos centrais superiores com um dente mais pequeno neste local”. Foi efetuado um exame clínico e radiográfico onde se diagnosticou a presença de um mesiodens.

Caso 2: Paciente do sexo masculino, 7 anos de idade, com queixa de dor associada a um dente localizado entre os incisivos centrais superiores. Após exame clínico e radiográfico, observou-se a presença de um dente supranumerário erupcionado na linha média, ou seja de um mesiodens. Foi efetuada a exodontia deste dente. Foi aconselhado aos pais controlos de forma a avaliar necessidade de tratamento ortodôntico de forma a melhorar a posição dentária.

Discussão/Conclusão: Os dentes supranumerários são as anomalias dentárias que mais afetam a dentição decídua e mista. Os supranumerários localizados na linha média são designados de mesiodens e são aqueles que suscitam maior preocupação aos profissionais devido à sua localização. O diagnóstico é efetuado através de um bom exame clínico e de diferentes exames radiográficos, de modo a identificar correctamente a localização do mesiodens. O tratamento de eleição é a exodontia e deve ser realizada o mais precocemente possível de forma a prevenir problemas oclusais e mastigatórios, atrasos na erupção e alterar a estética. Em suma, o diagnóstico e intervenção precoces são essenciais, uma vez que quando realizados atempadamente evitam distúrbios e tratamentos mais complexos.